Em mais uma operação Impactus, a Polícia Civil prendeu 10 pessoas por roubo, tráfico de drogas, estupro, furto e homicídio. A ação foi deflagrada nesta terça, 15, em Rio Branco. A polícia apreendeu um carro Fiat Idea, uma moto Honda Biz, 13 cartuchos calibre 380, mais de R$ 4 mil e 12,5 quilos de cocaína.
A droga, o dinheiro, os veículos e a munição apreendidos estavam com Luiz Lira de Souza, 36 anos, e com o peruano Camilo Paima Mariano, 30 anos. Ambos foram presos em flagrante.
Os dois foram capturados na Estrada do Amapá (2º Distrito). Eles resistirem à prisão, dando origem a uma perseguição policial. Cerca de 60 homens da Polícia Civil participaram da VII edição da operação. Ao todo, a Impactus já apreendeu 139 quilos de drogas, cumpriu 141 mandados judiciais e prendeu 99 pessoas em conflito com a Lei, na capital acreana. Os alvos da Impactus VII estão localizados na região da Baixada do Sol (complexo Sobral).
De acordo com a polícia, Luiz Lira está envolvido no assassinato do agente penitenciário Roney Barbosa Vidal, executado com três tiros no dia 18 de abril de 2010, quando estava parado em um semáforo na Avenida Ceará, minutos depois que saiu de serviço no presídio Francisco d’Oliveira Conde. O crime aconteceu em um domingo, por volta de 7h30. A vítima foi atingida com três tiros efetuados por um homem em uma moto.
Os disparos atingiram o braço direito, transfixaram e se alojaram no peito do agente penitenciário, que ainda chegou a ser atendido pelo Samu, mas não resistiu.
Na época, testemunhas do crime contaram à polícia que o agente saiu do serviço e trafegava em sua moto pela Ceará. Ao parar em um semáforo, foi surpreendido por dois homens em duas motos, sendo que um suspeito teria pegado a contramão da avenida enquanto o outro estacionou ao lado da moto do agente. Ele sacou a arma e deu três tiros em Roney.
Os criminosos fugiram em sentidos opostos. Uma das motos usada no crime, segundo testemunhas, seria uma Twister de cor amarela.