O Estado do Acre ficou em terceiro lugar em impugnações de candidaturas conforme levantamento nacional feito pelo Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional Eleitoral. A PRE, no Acre, pediu a impugnação de 41 candidaturas e 63 pareceres de indeferimento.
De acordo com o levantamento feito em 13 estados o número de impugnados foi de 414 candidaturas. Um total de 10 mil pedidos de rejeição foram analisados pelas Procuradorias Regionais Eleitorais. O primeiro a liderar o ranking é o estado do Mato Grosso do Sul, com 89 impugnações. O Rio Grande do Norte é o segundo com 86 e o Acre em terceiro, com 41.
No Acre nomes de expressão figuram na lista de impugnados. O deputado federal Sibá Machado (PT/AC); a candidata à vice-governadora, Nazaré Araújo, na chapa de Tião Viana (PT) nas eleições deste ano; o deputado Moisés Diniz (PCdoB); o ex-secretário de Educação, Daniel Zen (PT) integram a lista de impugnados.
A impugnação imposta pela Procuradoria Regional Eleitoral cabe recurso. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC) deve divulgar até o próximo dia 5 de agosto a lista com o resultado dos recursos impetrados pela defesa de cada candidato.