O deputado Sibá Machado (PT/AC) disse não entender o motivo da impugnação da sua candidatura para deputado federal pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). Segundo ele, o processo que tramitava no Tribunal de Contas do Estado (TCE) prescreveu. Ele afirma que já recebeu do Tribunal Regional Eleitoral a autorização para iniciar a sua campanha.
“Eu nem sei o que dizer disso. É um processo vencido, cancelado, arquivado. É um processo de 1999 que foi prescrito, prescreveu em 2006. Em 2010 eu fui candidato e estou exercendo o meu mandato”, ressalta o parlamentar.
Outro que se manifestou foi o deputado estadual Moisés Diniz (PCdoB) que disputa uma vaga de federal. De acordo com Moisés, a sua assessoria jurídica já recorreu contra a impugnação. Afirmou também que faltava apenas a entrega de uma Certidão de Quitação Eleitoral, mas que já foi entregue.
Na lista de impugnados está o ex-deputado federal, Ronivon Santiago; o filho do prefeito de Cruzeiro do Sul, Fagner Sales, que disputa uma vaga de deputado federal; o ex-secretário de Educação, Alércio Dias; a vice-governadora na chapa de Tião Viana, Nazaré Araújo; o ex-prefeito de Sena Madureira, Nílson Areal e o ex-prefeito de Feijó, Francimar Fernandes.
Os candidatos que estão na lista de impugnados e indeferidos, ou seja, que tiveram o pedido negado, tem um prazo de 72 horas para entrarem com recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AC).
O ex-secretário de Educação, Daniel Zen, que teve o pedido de registro de candidatura indeferida explicou que, no caso dele, o que houve foi apenas uma ‘divergência’ no número do título de eleitor. Ele frisou que o empasse já foi resolvido, pois se trata de um procedimento eletrônico.
“A pendência que tinha, no meu caso, já foi sanada. Acredito que a Procuradoria está atrasada. É um processo eletrônico, já foi corrigido. Havia uma divergência no meu número de eleitor e o número apresentado pelos dirigentes e aí gerou isso, mas foi resolvido. Inclusive já recebi até o CNPJ para prosseguir com a campanha”, explicou Daniel Zen.
A lista de candidatos com parecer de indeferimento é bem maior. Nela está o ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim; o ex-secretário de Agricultura e Produção Familiar, Lourival Marques; o jornalista Washington de Aquino; e a vereadora de Rio Branco, Rose Costa. (Fotos: Divulgação)