O senador Jorge Viana (PT) deve reunir com o Ministro dos Transportes, Paulo Passos, na próxima quinta-feira. Ele vai pedir agilidade na apresentação de um cronograma efetivo na execução de duas obras que, segundo ele, são fundamentais para o Estado do Acre: a recuperação da BR-364 nos trechos que foram alagados durante a cheia do Rio Madeira e a ponte na região do Abunã.
“As consequências dessa cheia foram graves para economia do Acre. Ontem, conversei com o governador Tião Viana que esteve reunido com empresários, comerciantes, pessoas que trabalham no setor produtivo do Acre e que externaram preocupação com a execução dessas obras. Fiz um contato pessoal com o ministro Paulo Passos e acertei uma audiência na próxima quinta-feira”, declarou o senador.
O senador antecipou que o início das obras da ponte depende de o nível das águas do Rio Madeira baixar ainda mais. “A presidenta Dilma já garantiu os recursos no orçamento e já existe uma empresa contratada. Mas temos, agora, que aguardar o período da seca do rio para que as obras se iniciem”, afirmou.
Sobre a recuperação dos trechos da BR-364, Jorge defendeu urgência na execução dos trabalhos. Ele relatou em discurso que a viagem de Porto Velho até Rio Branco ficou mais longa. “E cada uma ou duas horas a mais no transporte rodoviário significa um preço maior no custo do transporte, que implica diretamente no aumento do preço das mercadorias”, argumentou.
Por fim, o senador falou sobre as dificuldades na execução dessas obras por elas estarem localizadas dentro do estado de Rondônia. “Sou senador do Acre. No nosso Estado, fizemos as principais pontes, construímos as principais rodovias, mas as obras que temos tão fundamentais hoje para o Acre estão dentro do Estado de Rondônia”, explicou. “Estou cobrando do Ministério dos Transportes que nos apresente um cronograma de execução dessas duas obras fundamentais para o povo do Acre”. (Texto e foto: Assessoria)