Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura e Governo iniciam instalação de tubulação especial para resolver drenagem na Baixada da Sobral

A Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB) começou nesta quarta-feira, 30, a instalação da tubulação PEAD (polietileno de alta densidade) de 2, 5 metros de diâmetro e 6 metros de comprimento para drenagem do canal que corta a Rua João Amâncio, no bairro Boa Vista, o que acabará com os alagamentos nos bairros João Paulo I e II, Plácido de Castro, Sobral e Boa Vista, todos localizados na Baixada da Sobral. Os tubos canalizam água das chuvas nos canais da região, lançando-a no Rio Acre.

A instalação dos tubos é uma grande intervenção que a Prefeitura e o Governo realizam na Baixada para acabar com os alagamentos que tantos transtornos causam aos moradores daquela região. Várias ações estão sendo realizadas em parceria com o Governo do Estado para reduzir os impactos das fortes chuvas comuns ao inverno amazônico. A EMURB aproveita cada minuto deste verão para avançar com esse tipo de obra. “A gente agora espera ter um inverno tranquilo”, projeta Oto Carvalho, liderança comunitária no bairro João Paulo.

Os tubos chegaram ao pátio da EMURB, no Distrito Industrial, no dia 28 passado. Quatro das catorze carretas que transportam os tubos desde a fábrica, em Resende, no Rio de Janeiro, já descarregaram parte do equipamento. Até o final da semana as outras dez cargas estarão em Rio Branco.

Os tubos são fabricados a partir da tecnologia sueca Weholite, com paredes estruturadas de PEAD pela brasileira Armco Staco. Esses   tubos são amplamente utilizados em todo o mundo para condições de serviço de baixa pressão/gravidade na condução de água potável, águas pluviais, esgotos e diversos outros líquidos. Com diâmetros extremamente grandes, os tubos são utilizados também para canalização de líquidos a consideráveis distâncias, segundo o fabricante.

Este ano, o bairro João Paulo e adjacências sofreram duramente com as fortes chuvas. As águas invadiram residências e comércios, mas a Prefeitura e o Governo do Estado envidaram todos os esforços para reduzir ao máximo os impactos desses transtornos. Os tubos em PEAD são uma solução definitiva para o problema.

Sair da versão mobile