Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

PROANTEC/IFAC certifica mais de 3 mil pessoas e vai oferecer 15 mil vagas em 2014

O Instituto Federal do Acre – IFAC concluiu na primeira quinzena de julho, a certificação das turmas de cursos oferecidos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, referentes ao ano de 2013.

Com a cerimônia de certificação da turma de Auxiliar de Recursos Humanos no município de Senador Guiomard, realizada no dia 2 de julho, o IFAC certificou 3.140 pessoas pelo PRONATEC distribuídas em 19 municípios do Estado do Acre. Ao todo, 22 cursos foram ofertados nos Câmpus, Rio Branco, Baixada do sol, Xapuri, Tarauacá-Envira, Juruá e Purus.

Os cursos profissionalizantes oferecidos através do PRONATEC são executados na modalidade Campo e Urbano. Nos dois modelos apresentados, para que a demanda seja atendida de acordo com a necessidade da comunidade, existe uma parceria que envolve os demandantes e o IFAC.

Na zona rural a prioridade são cursos que trabalhem com a produção natural, uma forma de incentivar o empreendedorismo rural e auxiliar produtores e agricultores a desenvolverem renda em suas propriedades. O Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA, através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar SEAPROF nos municípios, figuram como demandantes destes cursos. Em cada comunidade existe um estudo para identificar a carência da qualificação e os órgãos envolvidos fazem a oferta e acompanham a execução das aulas, dando apoio logístico e pedagógico necessários.

Na área urbana, os cursos além de incentivarem a inserção no mercado de trabalho, figuram como apoio para quem deseja abrir seu próprio negócio. Para este público, o programa vem sendo demandado pela Secretaria Estadual de Educação do Acre SEE/AC, Centros de Referência Assistência Social – CRAS e o Instituto Sócio Educativo o ISE, que além da demanda interna, oferece qualificação as pessoas do convívio familiar dos internos.

Em 2014, além destes, vão figurar como demandantes também, a Secretaria de Pequenos Negócios e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis – SEDENS, além do Ministério do Desenvolvimento Social- MDS. A expectativa neste período, é que mais de 15 mil vagas sejam disponibilizadas, em todos os 22 municípios do Estado.

Sair da versão mobile