É inegável que uma campanha se torna ainda mais bonita com a sensibilidade e criatividade das mulheres. Assim, a quarta-feira, 30, ganhou um colorido todo especial para tornar ainda mais radiante a campanha da Frente Popular do Acre (FPA). Juntamente com a vice candidata ao governo, Nazaré Araújo, a candidata ao senado, Perpétua Almeida, a primeira-dama Marlúcia Cândida e o prefeito Marcus Alexandre, Tião Viana inaugurou a Central Mulher da Frente Popular, em Rio Branco.
Idealizado pelas primeiras-damas do estado e município, Marlúcia e Gicélia Viana, respectivamente, junto ao movimento de mulheres militantes da FPA, a Central objetiva promover o encontro das mulheres e a sua inclusão nas ações da campanha. “Esse espaço simboliza algo chamado gratidão e reconhecimento. Vai ser com as ações realizadas aqui, que nós vamos externar ao Tião o quanto somos gratas a tudo o que o ele já fez pelas mulheres do Acre”, contou Marlúcia.
Iolanda Lima, foi a primeira mulher a governar o estado, e afirma que “nossas mulheres estão incluídas e sabendo o valor que tem para o Acre e trarão muita força para a candidatura do Tião”. Como coordenador da campanha em Rio Branco, Marcus defendeu que “a central da mulher traduz o compromisso que todos nós temos com as políticas voltadas para a saúde da mulher, para a igualdade de gênero, além de reafirmar um compromisso, pois ninguém ganha campanha sem tocar os corações das mulheres”, concluiu.
No espaço, o sentimento era de entusiasmo, pois a celebração feminina em favor da candidatura de Tião, remetia a esperança e sensibilidade que cada uma carrega em seu coração. “Que essa seja uma noite para celebrar o que as mulheres já conquistaram na política emancipatória, no trabalho dos pequenos negócios, na política contra a violência doméstica”, clamou Nazaré. Para Perpétua, “O Tião já carimbou o seu governo traduzindo que a política do Acre não tem vez pra machismo, e isso é uma lição a todos os partidos e pra história política do Acre”, afirmou.
Tião garantiu que “esse é um momento muito especial, porque ele chama todos nós para um desafio: como vencer o preconceito e as desigualdades que ainda pairam na vida democrática e, sobretudo, em relação as mulheres?”, elencou. Tião Viana afirmou ainda, que essa central vai suscitar e sensibilizar com criatividade o debate da mulher diante a campanha.
Tião recebe homenagem – Feirante do mercado há tantos anos, dona Francisca de Assis compôs uma canção que tocou o coração de todos fazendo uma linda homenagem a Tião, daquelas capazes de nascer somente em quem abriga a maior das sensibilidades: o coração feminino.
““(…) A cada luta estaremos com Tião, e com ele fiel seremos, seu passado é de homem que trabalha, a tua bondade nós jamais esqueceremos, com Tião Viana em todo o estado, é consagrado como um grande benfeitor, nosso voto independente te daremos, mais uma vitória pra governador (…)”.