O velório do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Acre, Florindo Poersch foi marcado pela emoção de familiares e amigos. Políticos, representante do Executivo e Judiciário acreano, além de dezenas de advogados, estiveram na sede da instituição para dar o último adeus ao “Barão”. O velório ocorreu no auditório da sede da OAB, em Rio Branco. O enterro ocorreu no final da tarde no cemitério Morada da Paz.
O senador Jorge Viana, o empresário Narciso Mendes, representando a Associação Comercial do Acre (Acisa), os empresários Jurilande Aragão e Adem Araújo, presidente e vice, respectivamente compareceram ao velório.
O atual presidente da OAB/Acre, Marcus Vinícius Rodrigues resgatou a dignidade do advogado acreano. “Ele conseguiu construir essa sede belíssima, mas principalmente dar um norte para a instituição. Hoje os advogados são respeitados pela sociedade, respeitados entre si, pela comunidade jurídica, porque ele soube trazer a OAB para o patamar de dignidade que ela sempre deveria estar. Então tenho a maior segurança em dizer isso, nós devemos tudo ao Florindo”, afirmou.
Florindo Poersch faleceu em Curitiba no último sábado, 5, vítima de câncer na vesícula, aos 56 anos. Ele lutava contra a doença há dois anos, nos últimos nove meses ele se tratava na capital do Paraná, mas nas últimas semanas, devido a quimioterapia, seu quadro clínico havia se agravado.
Em sua página em uma rede social, dezenas de mensagens assinadas por pessoas de diversos segmentos da sociedade não param de lamentar a partida precoce de Poersch. O advogado era casado com Maria do Socorro de Oliveira Poerch e com quem deixa os filhos Larissa Poerch e Caio Poerch. Natural de Marechal Cândido Rondon (Paraná), Florindo veio com seus familiares para o Acre há cerca de 30 anos. Ele foi um dos primeiros advogados formados na Universidade Federal do Acre (UFAC).
Florindo presidiu por duas gestões a OAB/AC, onde construiu sua Sede e resgatou o orgulho da advocacia local. Atualmente, ele era membro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados.
Advocacia acreana em luto
Para Ophir Cavalcante (FOTO), que presidiu o Conselho Federal da OAB de 2010 a 2013 ressaltou que Poersch entrou para a história da advocacia não só no Acre, mas em todo o Brasil. “Não há dúvida de que esse é um momento de luto para todos nós. A advocacia brasileira perde um dos seus maiores advogados. O nosso Barão veio para a história da OAB do Acre com o objetivo de transformar e transformou”, afirma.
Cavalcante relembra como era Poersch para além da advocacia. “Do ponto de vista da amizade, ele era um ser humano incrível, um homem alegre, que tinha prazer de viver. E cada vez que a gente o encontrava, ele nos trazia lições de vida muito simples. Enquanto amigo, meu coração hoje também está chorando”, lembrou emocionado.