Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jóias com história

A Gazeta Estilo dessa semana traz um pouco do trabalho da brasileira Isabella Blanco, que produz jóias cheias de história, a partir de materiais vintage garimpados pelo mundo e transformados, cuidadosamente, em peças exclusivas.

Materiais antigos transformados em jóias únicas, Isabella Blanco fez cursos de design de jóias na Escola Nova de Ricardo Mattar, em São Paulo, de História da Arte na Escola do Museu de Arte de São Paulo e no Museu do Louvre, na França, e de Gemologia, na Associação dos Joalheiros do Estado de São Paulo (AJESP).

Desde a década de 1980, Blanco desenha suas próprias jóias. Foi neste período que começou a estudar e colecionar exemplares da época, com ênfase nos períodos Vitoriano, Art nouveau e Art déco.

O que mais surpreende nas jóias de Blanco são os materiais escolhidos, na maioria das vezes, elementos inusitados, inesperados na joalheria – fivelas de cinto, botões, camafeus, cabo de guarda-chuva, fragmentos de marfim e materiais orgânicos, como tartaruga e chifre.

As peças garimpadas por Isabella mundo a fora para a criação de suas jóias datam do começo do século XIX até o início do século XX, sendo sua maior paixão o estilo Art déco, que perdura de 1925 a 1940, aproximadamente. Os elementos antigos são transformados em jóias carregadas de história.

A designer conta que possui em seu acervo mais de 200 peças para serem confeccionadas, e mais de 350 produzidas, em estoque. “Venho formando um acervo há mais de 20 anos, primeiro por interesses pessoais – sou colecionadora de jóias desde os 20 anos de idade – e, de cinco anos prá cá, profissionais”.

Sobre a criação das peças, Isabella afirma que, na maioria das vezes, não é ela quem escolhe as peças, mas as peças que a escolhem. “Às vezes, no instante em que descubro um item numa vitrine ou leilão, já sei o que vou fazer com ele”, revela. E cita como exemplo um par de abotoaduras que encontrou em Nova York: “Imediatamente sabia que faria um par de brincos bem geométrico em ouro branco com cristais”.

 Isabella Blanco usa colar feito a partir de alça de bolsa de baquelite (1930).
Isabella Blanco usa colar feito a partir de alça de bolsa de baquelite (1930).

 

Bracelete vitoriano de tartaruga (1890) + broche de ouro, diamantes e esmeraldas no formato de lagartixa (1950) dão origem a uma jóia única e autêntica.
Bracelete vitoriano de tartaruga (1890) + broche de ouro, diamantes e esmeraldas no formato de lagartixa (1950) dão origem a uma jóia única e autêntica.

 

Sapo de marfim oriental (1930) ganha adornos de  esmeraldas para compor anel de ouro amarelo.
Sapo de marfim oriental (1930) ganha adornos de
esmeraldas para compor anel de ouro amarelo.

 

Pingente produzido a partir de tampa de pó compacto Art déco de prata (1930).
Pingente produzido a partir de tampa de pó compacto Art déco de prata (1930).

 

Marfins vintage do acervo da designer.
Marfins vintage do acervo da designer.

 

 Par de abotoaduras Lalique transformado em brincos.
Par de abotoaduras Lalique transformado em brincos.

*Fotos cedidas por Isabella Blanco.

TOP TEN

CRIATIVIDADE – Anel criado pela designer de jóias Isabella Blanco tem como elemento principal uma piteira austríaca antiga. Para a composição da peça foi utilizado ouro, citrino e ametista.

ADCOS – A empresa brasileira ADCOS Cosmética de Tratamento recebe premiação na categoria “Inovação tecnológica”, no 22º Congresso Científico Internacional de Estética e Feira Estétika Brasil – Les Nouvelles, um dos maiores eventos organizados para profissionais das áreas de saúde, beleza e estética.
***
O evento aconteceu entre 31 de julho e 3 de agosto, no Anhembi, em São Paulo, e mostrou as novidades, pesquisas e tendências mundiais na área de beleza e saúde. Entre os lançamentos estava a linha Hidradefense Solution, a grande aposta da Adcos para a Estétika/Les Nouvelles 2014.
***
A novidade da ADCOS traz o conceito de conexão dérmica para hidratação e ativação da pele e a grande descoberta para o mercado estético: a Ectoína, molécula da sobrevivência presente em organismos que suportam condições extremas do deserto como stress, altas temperaturas, radiação solar, ressecamento e congelamento.

HAVAIANAS ORIGINE – A Havaianas apresenta sua nova linha de alpargatas, disponíveis em novas cores e estampas e com detalhes de costuras coloridas. O solado das alpargatas é o mesmo dos chinelos que a gente já conhece há tempos. Elas são perfeitas pra quem quer sair por aí cheio de estilo, mas sem perder o conforto.

UFAC na Espanha – Quatro estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) ficarão na Europa por três semanas participando de atividades de extensão na Universidade de Salamanca, noroeste da Espanha. A viagem faz parte do programa “Top Espanha”, promovido e patrocinado pelo banco Santander.

Os estudantes Ghislaine Brito e Eluan Calil Gilbran Moreira Mota cursam o 6º período de Letras-Espanhol, e Aryane Maia e Paulo Viga, o 7º período de Direito.
***

TOP ESPANHA – O programa “Top Espanha” do Santander Universidades foi lançado em 2010 e tem como objetivo incentivar alunos de graduação e professores a aprofundarem seus conhecimentos no idioma espanhol e na cultura espanhola, por meio de um curso de três semanas em uma das instituições mais tradicionais da Europa: a Universidade de Salamanca.
***
Em 2014, acontece a 5ª edição do programa “Top Espanha”, com a distribuição de 200 bolsas de estudo e participação de 32 universidades brasileiras. Os selecionados pelo programa recebem tudo pronto para a viagem e o curso. O Santander Universidades se responsabiliza por providenciar os vôos de ida e volta de Madrid, traslados, hospedagem, alimentação, além de custear integralmente o curso, com material de apoio e certificado.
***

ASTRÔNOMOS INTERNACIONAIS NO ACRE – Até 14 de agosto, o GalileoMobile  BraBo – projeto itinerante educacional científico que consiste na segunda edição de uma expedição de pesquisadores brasileiros, espanhóis, portugueses e norte-americanos, estarão na Bolívia (Pando) e no Brasil (Acre e Rondônia) pesquisando sobre etnoastronomia (ciência que estuda, por intermédio dos costumes de um povo, os seus conhecimentos astronômicos).
***
O grupo vai desenvolver atividades educativas envolvendo estudantes de escolas públicas, professores e graduandos de licenciaturas nas áreas das Ciências e também ações voltadas para pessoas com baixa visão. Serão abordados temas como Constelações 3D, espectroscópio, relógio solar equatorial, rotações, órbitas, galáxias e expansão do Universo.
***
Nos dia 7 e 8 o grupo esteve em Sena Madureira, realizando ações na Escola Estadual Dom Júlio Matiolli. Amanhã, dia 13, as oficinas acontecem na sede do IFAC/Câmpus Cruzeiro do Sul (Estrada da APADEC, nº 1.192 Ramal da Fazenda Modelo, bairro Nova Olinda).  Para mais informações sobre a II Expedição GalileoMobile acesse www.galileo-mobile.org

Sair da versão mobile