Falta muito pouco para que os remédios de emagrecimento à base de anfetaminas voltem ao mercado brasileiro. Com sua fabricação e comercialização proibidas desde 2011 por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), resta apenas uma votação, no Senado, para que eles possam novamente ser consumidos por pacientes brasileiros.
Sem moral na causa
Criada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, sob o pilar de que a paz deve ser estabelecida por meios pacíficos, a Organização das Nações Unidas (ONU) tem se mostrado cada vez impotente diante do acirramento de conflitos que se espalham pelo mundo. A violência entre Israel e o Hamas, que contabiliza mais 1,4 mil vítimas – a maioria civis -, é um exemplo de sua ineficácia.
Direitos políticos
Para o TSE, 142,8 milhões de brasileiros estão aptos a votar em outubro. No entanto, o Tribunal não se esforça muito para presos provisórios e adolescentes internados irem às urnas. Eles têm direitos políticos. O TRE já disse que não instalará seções especiais nos presídios. Em outros estados ocorre o mesmo. O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária condena a prática. No Brasil, em 2012, por tudo isso, só 8.871 presos votaram.
Periferia nacional
Caso as favelas fossem um Estado, seriam o quinto mais populoso da federação, movimentando R$ 63 bilhões por ano. Empenhados em decodificar os enigmas, o poder de compra e o cotidiano das pessoas que vivem nessas comunidades, Renato Meirelles, presidente do Data Popular, instituto de pesquisa especializado em “mercados emergentes”, referência no Brasil no conhecimento das classes C, D e E, e Celso Athayde, o mesmo de “Falcão – Meninos do Tráfico”, mostram no livro “Um País Chamado Favela”, informações inéditas sobre a periferia nacional.
A dor do Rei
Na turnê internacional que Roberto Carlos inicia na sexta-feira, 15, um dos momentos de maior emoção do cantor será no palco do Radio City Hall, no dia 3 de outubro. No mesmo local, ao fim de um show em 2010, ele recebeu a notícia de que sua mãe acabara de morrer no Brasil. Como era de esperar, não voltou para o bis tradicional em espanhol, mas desde então, em todas as suas apresentações, no Brasil e no exterior, o Rei sempre interpreta “Lady Laura”, com muita emoção.
Com a espiritualidade
A atriz Deborah Secco foi vista em Abadiânia (GO), no centro de cura espiritual do médium João de Deus, há cerca de um mês. Estaria cuidando do fígado. O esforço para emagrecer 15 quilos enquanto filmava “Boa Sorte”, no qual vive uma soropositiva, e depois engordar dez quilos para fazer “A Estrada do Diabo” trouxe alguns problemas de saúde para a atriz.
Retrato da favela
“Nas favelas vive um brasileiro feliz, trabalhador, que chama para si a responsabilidade sobre a própria vida, consome produtos industrializados e exige mais dos serviços públicos”, diz Meirelles. O livro será lançado na quinta-feira. Na apresentação da obra, MV Bill, Luciano Huck e o sociólogo Luiz Eduardo Soares.
O valor da conta
Venceu ontem o prazo para todos os candidatos entregarem à Justiça Eleitoral a primeira prestação de contas. Além de um balanço financeiro da receita e despesa, eles tiveram que apresentar a lista de doadores e fornecedores. Trata-se de uma nova regra criada em 2011. Até o pleito de 2010, a identidade das empresas e pessoas que contribuíram com os candidatos somente era fornecida à Justiça Eleitoral na prestação final de contas após a eleição. No início de setembro, as campanhas terão que entregar outro balanço financeiro parcial.