Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Marina

Joú Barros
Em agosto de 2009, Marina Silva sob o título: Brasil não é só PT e PSDB. Desabrochava a esperança por uma terceira via política capaz de quebrar a polarização entre os dois partidos hegemônicos da política nacional. Cinco anos e uma eleição depois, está nas mãos de Marina e de seu novo partido, o PSB, o destino da alternativa política a petistas e tucanos. Confirmada, a ascensão de Marina à cabeça da chapa consolida a terceira via e altera os rumos da eleição presidencial.

intercambio
Acreana de valor I
Conhecer como funciona a Universidade do Porto Inovação (UPIN), a agência de inovação da Universidade do Porto, de Portugal, durante seis meses. Essa experiência foi vivenciada pela aluna do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a acreana Paula Castro. Ela está no último ano do curso de Sistemas de Informação e aproveitou a oportunidade da Bolsa Empreendedorismo, uma modalidade do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para alunos de graduação da USP, que oferece bolsas para quem deseja estagiar no exterior, visando estimular o desenvolvimento da inovação tecnológica e do empreendedorismo.

Acreana de valor II
No intercâmbio Paula teve a oportunidade de participar da BIN@ Business andInnovation Network, rede que promove o compartilhamento de experiências e aproximação entre os players do mercado de inovação”, conta Paula, que permaneceu na Universidade do Porto durante todo o segundo semestre de 2013. Para concorrer à bolsa, foi preciso elaborar um plano de atividades referente ao estágio, explicando a motivação para escolha da instituição e os objetivos do trabalho. “Além de obter a aprovação da universidade escolhida, o plano passou pela validação do coordenador do curso. Depois foi encaminhado à Agência USP de Inovação que, juntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa, faz a seleção dos alunos bolsistas”.

Caixa baixo
Partidos políticos e candidatos chiam da magreza de doações nessa campanha política. Mas há quem sofra mais. Em que pese o espírito solidário dos brasileiros, entidades sem fins lucrativos de norte a sul do país se ressentem há meses de forte redução de contribuições financeiras, de pessoas e empresas. Como não é possível gastar sem receber, alguns programas assistenciais serão revistos ou até paralisados, caso o quadro não mude até dezembro.

Rei das Américas
Roberto Carlos levou 20 mil pessoas ao Auditório Nacional, no México, em seus primeiros dois shows da turnê pela América do Norte. O Rei fará mais 17 shows entre México, Canadá e Estados Unidos, incluindo um show do Projeto Emoções, em Las Vegas, no próximo dia 6. A turnê acaba no dia 4 de outubro, em Boston, nos Estados Unidos.

Contra a mudança
Entidades que atuam no Brasil em prol dos direitos humanos e direitos civis de estrangeiros se articulam para protestar, dentro e fora do país, se o Governo Federal transferir a análise dos processos de imigração da Secretaria Nacional de Justiça para a Polícia Federal. Consideram que, sendo demandas de civis, os pedidos devem continuar sob crivo da pasta e não em órgão de natureza policialesca.

Os escolhidos
O Programa oferecido pela USP é inédito entre as universidades brasileiras e em 2012 ofereceu mil bolsas nas modalidades Mérito Acadêmico e Empreendedorismo. Em 2013 teve sua segunda edição e, dentro do período de julho de 2013 a julho de 2014, foram disponibilizadas 150 bolsas Empreendedorismo para estágios com duração de dois a seis meses. O objetivo é a realização de um estágio em uma instituição do exterior cuja área de atuação esteja ligada a empreendedorismo e inovação.

Missão humanitária
O “Barco da Paz” do Japão atracou nesse último fim de semana no Porto de Belém. Como em outras missões humanitárias pelo mundo, a embarcação de uma ONG japonesa percorrerá a Região Norte orientando a população ribeirinha sobre como se proteger de acidentes naturais. Como se sabe, a cheia na Amazônia em 2014 foi uma das maiores da história.

Portifólio do fotógrafo Célio Said que chega a Rio Branco no próximo mês para  produzir o livro fotográfico Acre Jet Set  a convite do titular desta coluna.
Portifólio do fotógrafo Célio Said que chega a Rio Branco no próximo mês para produzir o livro fotográfico Acre Jet Set a convite do titular desta coluna.
Sair da versão mobile