Na segunda-feira começa a circular os convite para a festa que comemora os 25 anos da coluna Theodoro Vip que circulou pelas páginas dos jornais A Hora do Povo, jornal O Rio Branco, jornal A Tribuna e jornal A GAZETA. A Festa vai reunir oitocentos convidados numa grande noite recheada de música, fotos e brinde com os amigos. Depois eu conto!
Baile da OAB
Presidente da OAB Acre, Marcus Vinicius, convida para o Baile do Rubi, que acontece no próximo sábado, na Maison Borges, reunindo o mundo jurídico acreano para um brinde especial pela semana do advogado.
Alô engenharia de trânsito!
Gosto do que é bonito e tenho que elogiar a iluminação das rotatórias nos contornos da Ufac. Mas tem um problema que parece não ter sido visto pela engenharia de trânsito da Capital. As luzes na cor verde são muito fortes e prejudicam a visão do motorista que precisa fazer o contorno de retorno da estrada. O ideal seria que a engenharia colocasse ali umas faixas reluzentes para que o motorista tenha a visão da rotatória. É possível?
A voz da igreja
Reunindo duas mil escolas de nível médio e superior, onde estudam 2,5 milhões de brasileiros, e responsável por centenas de obras sociais em mais de 900 municípios, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil quer ser ouvida pelos presidenciáveis. Convidou os 11 candidatos para sua assembleia-geral, em 22 e 23 de setembro, em Brasília. Quem for lá e agradar poderá receber muitos votos católicos, em outubro.
Caixa baixo
A crise é geral. Poucas doações até agora para as eleições resultam em dores de cabeça para políticos experientes – e novatos. Já tem nego por aí pedindo o boné na campanha eleitoral por falta de ga$$$ para bancar o novo ofício.
Olho de serpente
Marina Silva (PSB) anda reticente sobre a possibilidade de aceitar escolta da Polícia Federal durante o período de campanha. Os candidatos têm direito a essa proteção. Mas, em 2010, o comitê da então candidata do PV descobriu que agentes da PF de Brasília e da Abin foram enviados ao Acre para apurar informações sobre o marido de Marina, Fábio Vaz de Lima. A segurança do staff de campanha, antes da morte de Eduardo Campos, era feita por policiais militares e civis da confiança do ex-governador.
De olho na mídia
O Palácio do Planalto escalou três assessores para monitorar perfis de autoridades – ministros e altos secretários nas redes sociais. Em caso de publicação de conteúdo polêmico, ou que afronte legislação eleitoral, esses fiscais devem fazer relatório de urgência para a Secretaria de Relações Institucionais – e a postagem será apagada.
Obra com buracos
O governo precisa acionar a empresa responsável pela obra de recuperação da estrada do aeroporto, que tem deixado vários buracos na pista causando problemas aos motorista que trafegam pelo lugar. A Operação Tapa Buracos feita ali tem vários problemas que precisam ser corrigidos.
Inclusão social
Um dos setores pioneiros no Brasil a empregar pessoas com deficiência – adotou a prática em 2006, antes de a contratação ser regulamentada por lei -, o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) criou um prêmio para quem, entre seus 186 associados, adotar as melhores práticas de inclusão social. Hoje, 1.443 deficientes integram o quadro de 80 mil trabalhadores no setor. O primeiro troféu será entregue em 2015.
O filme de Marina
Muito bem posicionada na corrida eleitoral para a Presidência da República, é bem provável que o filme sobre a vida da ex-ministra Marina Silva volte a conseguir patrocinadores para seguir adiante com as filmagens.
Tipo exportação
O rolezinho que foi criado nos shoppings brasileiro chegou a… Portugal. Os jornais de Lisboa noticiam que um “mega encontro” convocado nas redes sociais provocou correria e medo em um shopping da cidade. As reportagens, como a do “Diário de Notícias”, dizem que o fenômeno começou aqui.
Política na tribo
Um cacique de verdade (e não um daqueles da política), da reserva indígena catarinense Ivaí, está sendo acusado de abuso de poder por ter exigido que sua tribo votasse nele para vereador. O caso foi parar no TSE. O ministro Luiz Fux pediu vista do processo. O Tribunal tem que decidir se o cacique é autoridade (na tribo é, mas e para a lei?) e se ele se encaixa na legislação que pune agente público por influenciar o voto de outrem, que é secreto.
Lei da biografia
Depois da polêmica, ano passado, em torno da lei das biografias, o Procure Saber, que reúne Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, entre outros grandes nomes da MPB, volta a se reunir no mês que vem. No dia 8, fará, no Rio, o seu primeiro encontro anual. Na pauta, a regulamentação da lei que prevê maior fiscalização sobre o Ecad.
Marina na Veja
A revista VEJA desta semana analisa os pontos fortes e fracos de Marina Silva, alçada candidata à Presidência pela trágica morte de Eduardo Campos, e mostra como ela pensa e decide diante de encruzilhadas. A revista examina os obstáculos da campanha e revela sua tática para compensar o escasso tempo na TV: intensificar a exposição na imprensa, reservando boa parte da agenda para entrevistas e debates.
Nova pesquisa
Depois do Ibope anunciar que vai a campo neste final de semana para medir os reflexos dos últimos acontecimentos importantes no cenário eleitoral, o Datafolha registrou sua nova pesquisa presidencial. O instituto de pesquisa, que no levantamento divulgado nesta semana mostrou o efeito da entrada de Marina Silva na corrida pelo Planalto, vai a campo nos dias 28 e 29 de agosto para entrevistar 2.884 eleitores. Desta vez o eleitor será questionado também sobre qual candidato tem se saído melhor no horário eleitoral.
O custo do mundial
Os gastos de R$ 25,6 bilhões com estádios e obras ligadas ao Mundial da Fifa rendem polêmica. Mas o assunto voltará ao público em outubro. O TCU irá neste mês apresentar o balanço geral que fez do evento.