Os quatro anos de mandato do ex-pugilista Acelino Popó (PRB/BA) na Câmara afetaram seu currículo escolar. Nas eleições de 2010, em meio à polêmica da escolaridade do também deputado Tiririca (PR/SP), Popó disse à Justiça Eleitoral que tinha curso superior incompleto. Este ano, no entanto, o deputado declarou que só “lê e escreve”.
Mão de obra terceirizada
Os grandes sindicatos do país se reúnem para debater um recurso que chegou ao Supremo Tribunal Federal sobre terceirização de mão de obra. Apoiado por empresários que não conseguiram levar adiante uma proposta parecida no Congresso, o recurso pretende derrubar a resolução 331 do Tribunal Superior do Trabalho, que limita a terceirização às chamadas atividades-meio, proibindo que envolva atividades-fim.
Extra política
Bastou o presidenciável tucano Aécio Neves, colocar as manguinhas de fora em defesa do Programa Mais Médicos para o PT se apressar e colar o selo da sigla na autoria da proposta que traz profissionais cubanos para reforçar a Saúde brasileira. Independentemente do presidente que governará o país em 2015, o SUS deverá manter o intercâmbio dos médicos e só acabar com o programa quando o déficit de formandos em medicina deixar de existir.
Os marqueteiros
Todo mundo querendo saber quem vai dirigir as campanha dos candidatos Tião Bocalom e Marcio Bittar ao Governo do Acre. O PT segue adiante com a companhia de Selva no seu primeiro time.
O prefeito tem palavra!
Acreditem, as máquinas chegaram ao Ramal Chapada na Vila Custódio Freie. Há Vinte anos os moradores esperam a promessa de políticos que em época de eleição vão ao local e prometem a obra para ganhar os votos dos colonos que vivem no local. Agora o prefeito Marcos Alexandre começa a cumprir a promessa da última campanha e iniciou o trabalho de recuperação do ramal que é polo de peixes e verduras. Valeu prefeito!
A mídia na política
Às vésperas das eleições, a Câmara dos Deputados aprovou este ano a concessão de mais de 100 emissoras de radiodifusão. Grande parte tem um padrinho político ou serve para divulgar candidaturas. A aprovação das concessões serve para apaziguar os ânimos dos parlamentares e foi um compromisso do ministro Aloizio Mercadante, da Casa Civil, durante a crise entre a base aliada e o governo.
Segurem o bolso
Vem aí um banho de sal na economia brasileira. O governo deve autorizar um aumento de 14% nas contas de luz para socorrer as distribuidoras que, dizem, amargam prejuízos.
Líquido precioso
Com a chegada do verão o governo precisa apressar a campanha de desperdício de água nos bairros de Rio Branco. Tem nêgo por aí literalmente lavando a rua nos fins de semana.
O Imperador na Fazenda
Eis o mais novo projeto de vida que surgirá para Adriano, o ex-jogador que um dia já foi Imperador. A Record quer colocá-lo na próxima edição de A Fazenda.
Mimos dos políticos
A declaração de bens dos políticos revela brinquedinhos com valores irreais para a maioria esmagadora dos trabalhadores brasileiros. Difícil é encontrar uma capital brasileira com índices de violência que permitam à excelência ou a qualquer outro cidadão passear sem correr sério risco de ser assaltado.
Radiografia das favelas
O Data Favela foi a 63 favelas brasileiras e entrevistou 2000 moradores das comunidades para compor a Radiografia das favelas brasileiras. Resultado da pesquisa, o livro Um País Chamado Favela, de Renato Meirelles e Celso Athayde, será lançado pela editora Gente amanhã. O livro lista aspectos demográficos da favela brasileira que, fosse um estado do país, seria o quinto mais populoso, com 12 milhões de habitantes. Entre os dados econômicos, mostra que as comunidades movimentam 64,5 bilhões de reais por ano e estima um aumento de 77% no salário da população favelada desde 2003.
Os números da favela
Um País Chamado Favela também revela que 95% dos moradores se consideram felizes, 81% gostam de viver nas favelas e 66% não têm vontade de sair delas. Um em cada três moradores já se sentiu discriminado e 72% se declaram negros.
A caça do eleitor
O Ibope está nas ruas para mediar a temperatura da sucessão presidencial, numa pesquisa encomendada pela Globo. De acordo com o registro da pesquisa no TSE, as 2506 entrevistas serão feitas até quinta-feira, que deve ser a data provável de sua divulgação no Jornal Nacional.
Evo Morales no Acre
O senador Jorge Viana (PT/AC), vice-presidente do Senado, acertou uma visita de Lula em companhia do presidente Evo Morales ao Acre. Lula e Evo vão conhecer projetos desenvolvidos pelo governo de Tião Viana , e assegurar assim imagens a serem usadas na propaganda eleitoral. Evo também aproveitará para gravar imagens com Lula e usar esse mesmo material em seus comerciais na Bolívia, já que as eleições lá serão também no mesmo dia da brasileira: 5 de outubro.