O Acre recebe de 4 a 14 de agosto o GalileoMobile BraBo – projeto itinerante educacional científico que consiste na segunda edição de uma expedição de pesquisadores brasileiros, espanhóis, portugueses e norte-americanos que estarão agora na Bolívia (Pando) e no Brasil (Acre e Rondônia) pesquisando sobre etnoastronomia (ciência que estuda, por intermédio dos costumes de um povo, os seus conhecimentos astronômicos). O grupo desenvolverá atividades educativas envolvendo estudantes de escolas públicas, professores e graduandos de licenciaturas nas áreas das Ciências e também ações voltadas para pessoas com baixa visão.
Na segunda-feira, dia 4, a expedição estará visitando o Centro de Atendimento a Deficientes Visuais (Cadv) em Rio Branco e nos dias 5 e 6 de agosto acontecerão oficinas para professores e alunos da Rede Pública de Ensino. Os alunos das escolas públicas serão divididos em duas faixas etárias – Nível Básico (12 a 17 anos) e Avançado (Ensino Médio acima de 14 anos). Estudantes de cursos superiores de licenciatura em Ciências e professores receberão orientações mais ampliadas. Temas como Constelações 3D, espectroscópio, relógio solar equatorial, rotações, órbitas, galáxias e expansão do Universo serão abordados. Em Rio Branco as oficinas da Expedição Galileo Mobile acontecerão no Instituto Federal do Acre – IFAC/Câmpus Rio Branco (Av. Brasil, n° 920, Bairro Xavier Maia).
No dia 7 e 8 o grupo estará em Sena Madureira, onde com o apoio de professores e técnicos do Ifac as ações acontecerão na Escola Estadual Dom Júlio Matiolli. E nos dias 11 e 13 de agosto as oficinas estarão acontecendo na sede do Ifac/Câmpus Cruzeiro do Sul (Estrada da Apadec, nº 1.192 Ramal da Fazenda Modelo, bairro Nova Olinda).
Todos os dias o grupo de astrônomos estará ainda promovendo observações do céu. Na Capital a previsão é que os telescópios sejam instalados na praça do Parque São Francisco, na Avenida Getúlio Vargas.
A expedição GalileoMobilie tem o apoio de um grupo de professores do Instituto Federal do Acre dos Câmpus de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. O professor de Física do Câmpus Rio Branco, Cleyton de Souza, explica que a recepção da expedição do Acre é também resultado de uma das ações do Grupo de Astronomia Amadora do Acre – Gama Hidra (www.gamahidra.com.br e www.facebook.com/gamahidra), movimento que visa divulgar o conhecimento científico em Astronomia para todos que busquem contemplar e compreender o Universo. O nome Gama Hidra é uma referência a Gama Hidra Fêmea, estrela que representa o Estado do Acre na bandeira do Brasil. Na bandeira esta estrela está localizada abaixo da primeira letra “O” da palavra Progresso.
“Além do GalileoMobile, estamos afinando parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI”, complementou o professor.
Mais informações sobre a II Expedição Galileo Mobile: www.galileo-mobile.org (Assessoria/ Foto: Divulgação)