O lançamento do primeiro edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual do Estado do Acre foi realizado na manhã desta terça-feira, 19, no Casarão. A iniciativa consolida a política cultural do Estado que é construída junto à sociedade civil em câmaras temáticas.
O mecanismo de financiamento disponibiliza 450 mil reais para os fazedores de cultura apresentarem seus trabalhos de curta-metragem nas categorias documentário, ficção e animação. Uma das restrições é que os projetos devem ser inscritos por produtoras independentes cadastradas no Cadastro Estadual de Cultura. As inscrições seguem até dia 17 de outubro.
A presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Karla Martins, ressalta que é primeira vez que o recurso tem destino uma área específica atendendo um segmento e também celebra que esta é a primeira vez que recursos do Ministério da Cultura, por meio do Ancine, chegam ao Estado.
“A produção local de audiovisual é uma cadeia produtiva em desenvolvimento e mobilizada, que tem como destaque o trabalho de formação realizado pela Usina de Artes e também os realizadores indígenas, que tem conquistado espaço nacionalmente e internacionalmente”, destaca a presidente.
Os interessados podem obter mais informações na sede da FEM, procurando o departamento de fomento e incentivos fiscais à cultura. A secretaria está localizada na Gameleira, Rua 17 de novembro, nº 1291, no bairro Seis de Agosto. Telefone para contato: (68) 3223-9688. (Texto e foto: Assessoria Governo)