O prefeito Marcus Alexandre visitou nesta quarta-feira, 20, a escola municipalizada Anita Jangles, na Rua Princesinha, no bairro Belo Jardim, que retomou as aulas na última segunda-feira, 18, após interrupção no trabalho para obras de reforma. O prédio, avaliou o prefeito, ficou bonito com as intervenções, mas as obras prosseguem na reconstrução do muro e na instalação da rede sanitária.
O secretário de Educação e vice-prefeito de Rio Branco, Márcio Batista, acompanhou Marcus Alexandre. A diretora Reginalda Araújo levou alguns alunos para fazer uma breve apresentação ao prefeito, que agradeceu às criancinhas e às professoras pela recepção. Marcus Alexandre reafirmou o compromisso de sua gestão com educação, especialmente a de primeira infância. Na Anita Jangles estudam 182 alunos. Os equipamentos, como mesas e cadeiras, são pintados em cores chamativas, alegrando o ambiente. A fachada da escola é multicolorida também.
A reforma da Anita Jangles é o cumprimento de compromissos firmados com a comunidade do Belo Jardim e integra um pacote de reparação e melhoria em 11 escolas urbanas e rurais da Capital. Os investimentos no total chegam a R$ 3,5 milhões, levando-se em conta grandes reformas e reparos. São unidades de ensino fundamental, creches e pré-escola que assim como a Anita Jangles vivem um novo momento na questão de infra-estrutura.
Além da Anita Jangles, outras escolas que foram reformadas ou estão em obras são Sheila Nasserala, no Conjunto Tangará; Luiza Carneiro Dantas, no São Francisco; Mauricila Santana, no Ramal do Benfica; Valdiva de Castro, no Conjunto Universitário; Ione Portela, na Conquista; José Potyguara, no Calafate; Bem-Te-Vi, no Esperança; Jairo Júnior, no Tancredo Neves; e as unidades que passam por reparos e melhorias são Cecília Meireles, no Nova Esperança; Mário Lobão, no Ramal do Mutum; Padre Peregrino, no Tucu-mã; Monteiro Lobato, no Bela Vista; Belo Jardim I, no Ramal do Belo Jardim; Ben-fica, no Ramal do Benfica; Angelina Gonçalves, no Nova Esperança; Carmelita Barbosa, na Vila Acre; Hilda Braga, no Calafate; Chriza-rubina Leitão, no Manoel Julião; Francisca Leite, na Cidade Nova; Maria Lúcia Moura Marim, no Morada do Sol; Maria José Bezerra dos Reis, no Plácido de Cas-tro; Djanira Bezerra, no Taquari; Mariana Oliveira, no Xavier Maia; e Gumercindo Bessa, no Universitário; Maurcília Santana, no Ramal do Benfica, e Menino Jesus, no Centro. Além das creches e pré-escolas mantidas pela prefeitura estão em construção quatro unidades simi-lares na Cidade do Povo, conjunto residencial que está sendo implantado pelo Governo do Estado na BR-364 (sentido Rio Branco-Porto Velho). Com elas, as crianças contam com mais 576 novas vagas. Em Rio Branco, o Brasil Carinhoso, programa do Governo Federal, tem como objetivo expandir a quantidade de matrículas em creches públicas ou conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação. (Texto e foto: Ascom/Prefeitura de Rio Branco)