Uma nova pesquisa de intenção de voto, divulgada pelo Datafolha nesta sexta-feira, 29, mostra um empate entre a candidata do PSB, Marina Silva, e a presidenta Dilma Rousseff (PT). De acordo com o levantamento, a ex-ministra e a candidata do PT à reeleição têm os mesmos 34%.
Com isso, a distância para o candidato do PSDB, Aécio Neves, aumentou. O tucano tem agora 15%. Marina subiu 13 pontos em relação à última pesquisa do mesmo instituto. Em 18 de agosto, ela tinha apenas 21%, enquanto Dilma liderava com 36%. Naquela sondagem, Aécio Neves aparecia com 20%.
O Datafolha testou duas possibilidades para um eventual segundo turno. Segundo o levantamento, a candidata do PSB venceria Dilma Rousseff com uma diferença de aproximadamente 10 pontos. Isso porque, se o segundo turno fosse hoje, Marina teria 50% contra 40% da atual presidenta. Já em um confronto entre Dilma e Aécio, a petista venceria com 48% contra 40% de Aécio. O instituto não testou um cenário entre Aécio e Marina.
Na última pesquisa, publicada pelo Ibope na terça-feira 26, Dilma tinha 34% das intenções de voto contra 29% de Marina e 19% de Aécio Neves (PSDB). Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC) tinham os mesmos 1% cada. Aproximadamente 7% diziam votar em branco ou nulo e outros 9% estão indecisos. O desempenho de Marina é muito superior ao de Eduardo Campos, que tinha 9% dos votos na última pesquisa realizada pelo instituto e estava na terceira colocação. Marina substitui o ex-governador de Pernambuco, que morreu em um acidente de avião. (Da redação do Portal Carta Capital)