O Tribunal de Justiça do Acre deu início à “1ª Pesquisa de Satisfação da Justiça Acreana”, a qual deverá contribuir para fornecer elementos que permitam medir a efetividade institucional perante seus públicos interno e, sobretudo, externo.
O desembargador-presidente Roberto Barros visitou nessa quarta-feira, 28, a sede da Defensoria Pública do Estado (DPE) e também do Ministério Público Estadual (MPAC) – ocasião em que foi recebido pelos chefes dessas instituições e demais representantes de cada uma delas.
A visita também teve como objetivo a realização de sorteios (por se utilizar do recurso de amostragem), com vistas à definição dos nomes daqueles que deverão ser entrevistados nas próximas semanas pela equipe da empresa (contratada por meio de licitação) que fará a pesquisa, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
“Este é um trabalho muito amplo e relevante para o Judiciário Acreano. Amplo porque serão aplicados 2 mil questionários, o que equivale a uma pesquisa de abrangência nacional habitualmente realizada pelos institutos de pesquisa eleitoral. E relevante porque passaremos a ouvir pela primeira vez não apenas o público interno (magistrados, servidores), mas principalmente o público externo (cidadãos, procuradores, promotores, defensores públicos, advogados etc)”, explicou o desembargador-presidente Roberto Barros.
Durante a realização do sorteio na sede da DPE, do qual participaram diversas autoridades dessa instituição, o defensor público geral, Dion Nóbrega, elogiou a ação do Tribunal. “Realmente é algo de muita importância, e que nós apoiamos desde já. O resultado dessa pesquisa certamente vai mostrar como a Justiça é vista atualmente, quais os seus gargalos (dificuldades) e que caminhos deve seguir para oferecer os seus serviços de maneira mais eficiente”, disse.
Na próxima sexta-feira (29), visita institucional de igual teor será realizada na sede da OAB/AC, já que os advogados serão ouvidos.
Ainda no final da tarde dessa quarta-feira, o sorteio foi realizado na sede do MPAC, com a presença de procuradores, promotores e membros da administração. “Desembargador Roberto Barros, vocês estão de parabéns por essa iniciativa, que deve inclusive ser fonte inspiradora para que façamos algo parecido. Revela-se a preocupação com os jurisdicionados, preocupação com o cidadão e com o bem servir, que também é função nossa. Conte com o total apoio do Ministério Público”, destacou o procurador-geral da Justiça, Oswaldo D´Albuquerque.
Todos os trabalhos de organização do sorteio tiveram a participação da representante do IEL, Érica Magalhães.
A 1ª Pesquisa de Satisfação da Justiça Acreana é uma iniciativa da presidência do TJ/AC. De sua fase inicial participaram a Diretoria de Informação Institucional (Diins) e a Diretoria de Logística (Dilog). Na atual fase, os trabalhos têm sido acompanhados e fiscalizados pela Diins, com a colaboração permanente da presidência e com a execução do IEL. (Texto e foto: Agência TJ/AC)