O Acre alcança, neste mês de agosto, a marca de 200 mil motoristas habilitados no Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Com um quantitativo populacional de mais de 700 mil habitantes, estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), significa que quase um terço da população acreana possui carteira de habilitação.
O índice foi obtido por meio de relatório do Detran, que traça um perfil do motorista acreano. O documento aponta ainda que, nos últimos quatro anos, o número de condutores aumentou 24% (154 mil em 2009) e a frota estadual 44%, contando atualmente com 215.158 veículos.
“A política pública adotada no Acre, referente à segurança no trânsito, com investimento na área de engenharia de tráfego, educação de trânsito, vem fazendo com que o condutor acreano seja mais humano no trânsito, tenha mais respeito e valorize sua vida. O envolvimento da sociedade civil e a valorização da vida faz com que tenhamos êxito em reduzir os acidentes”, explica a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.
Perfil – Do total de condutores no estado, 68% são homens e 32% mulheres. A grande maioria é habilitada na categoria AB, ou seja, apta a conduzir tanto carro quanto motocicletas. Dos motoristas habilitados com esse tipo de carteira de habilitação, 70% são do sexo masculino. As mulheres, por sua vez, correspondem a mais da metade dos condutores da categoria B. (Assessoria Detran/ Foto: Odair Leal/ A GAZETA)