
Depois de meses vivendo o terror nos territórios árabes ocupados, o palestino Yusif Awni El-Shawwa, de 67 anos, chegou a Rio Branco, na noite desta sexta-feira, 15. Radicado no Acre, junto à parte da família, El-Shawwa tinha ido à Faixa de Gaza — o epicentro dos confrontos que já dizimaram mais de 1,2 mil pessoas e deixaram outros milhares de feridos —, para visitar a mãe, em abril.
Após os ataques israelenses, que começaram no dia 8 de julho, ele não pôde mais retornar. “Estou muito abalado emocional e psicologicamente para falar alguma coisa agora”, disse ontem por telefone a esta GAZETA.
Em entrevista recente, uma filha de Yusif El-Shawwa, a delegada de Polícia Civil Márdhia El-Shawwa Pereira, 35 anos, já manifestava preocupação com a possibilidade de o pai ser atingido por bombardeios israelenses.
Desde que ele viajou para Gaza, a família aqui no Acre só se comunicava com o patriarca por meio de aplicativos de comunicação em celular. No dia 15 de julho, a casa da mãe de Yusif foi bombardeada parcialmente, obrigando-o a dormir com outros dois irmãos num único quarto.