O prefeito Marcus Alexandre aproveitou a manhã de trabalho desta terça-feira, 5, para vistoriar a grande intervenção de engenharia que está sendo realizada pela Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) na Rua Floriano Peixoto, no Centro, para reduzir os impactos do rastejo do solo na região localizada entre o SESC e o Instituto São José.
Homens e máquinas da Emurb trabalham para reduzir o impacto do rastejo do solo, com a remoção de todo o material saturado. O trânsito teve de ser reduzido a meia pista em alguns pontos por causa do afundamento do asfalto, resultado do rastejo.
O prefeito Marcus Alexandre vistoriou a execução dos trabalhos e lembrou que a intervenção que está sendo realizada agora pela prefeitura de Rio Branco é muito semelhante a que foi feita há onze anos, com a retirada de todo o material saturado.
Para evitar o desbarrancamento, a prefeitura de Rio Branco irá colocar uma manta de geotelha, que será usada na afirmação do atrito do solo. Depois, será instalado um colchão de brita e, em seguida, será feito o talude. Com isso, a equipe técnica que coordena os trabalhos, espera solucionar o problema por alguns anos.
O prefeito Marcus Alexandre explicou que uma solução definitiva para o local seria a construção de um muro de contenção, mas a prefeitura ainda não possui os recursos necessários para o trabalho dessa monta.
As intervenções na Rua Floriano Peixoto são necessárias porque ela é uma importante via de ligação entre o Primeiro e o Segundo Distrito da cidade utilizando a ponte metálica, e recebe grande fluxo de veículos, sobretudo nos horários de pico.
A recuperação da Floriano Peixoto tem que ser feita nesse momento para aproveitar a baixa do Rio Acre, que está em 2,43 metros. No inverno, lembrou o prefeito Marcus Alexandre, o nível das águas chegou a 16,77 metros. Em parceria com o Governo do Estado, a prefeitura de Rio Branco realizou a retirada de dezessete famílias do local.
“Temos que aproveitar o verão para realizar esta intervenção agora e evitar o que aconteceu na Rua Rio Grande do Sul, quando o desbarrancamento causou a interrupção do tráfego de veículos”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre. (Foto: Ascom PMRB)