O Acre é o primeiro estado a atingir a meta de 1.736 alunos do projeto
Caminhos do Cuidado, do Ministério da Saúde (MS). O programa forma agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família – saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas.
O atual desafio é atingir uma nova meta até dezembro deste ano. Kaciely Jacino, coordenadora macrorregional Nordeste 1 e Acre, afirma: “Nosso desafio ainda não está concluído, pois, apesar de termos alcançado a meta estabelecida inicialmente pelo projeto de ofertar a formação para 1.736 trabalhadores, como houve a ampliação da rede, temos como proposta atingir, até dezembro, a formação de mais 400 profissionais distribuídos em 7 municípios”.
Em setembro serão capacitados profissionais de Cruzeiro do Sul, Jordão, Santa Rosa, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves.
A capacitação dos profissionais se dá por meio da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (Etsus Acre), uma das unidades do Instituto Dom Moacyr (IDM) no Estado. A campanha está sendo coordenada, no Estado, por Nazaré Figueiredo, que está realizando as pactuações com as gestões municipais.
“Por estarmos localizados numa tríplice fronteira, há maior necessidade de intensificação das ações de prevenção e acompanhamento. Então é necessário aproximar os dependentes e familiares da Atenção Básica, para alcançarmos melhores resultados no cuidado,” afirma a diretora-presidente do IDM, Rita Paro.