Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bairro Aeroporto Velho comemora 50 anos no final de semana

 Pista de aeroporto que virou bairro, assim começa a história do bairro Aeroporto Velho que comemora 50 anos neste sábado, 16. Uma vasta programação foi organizada para festejar a data, as atividades serão desenvolvidas no Ginásio Coberto. A comissão organizadora visa enaltecer e resgatar a história do local, já que muita gente não sabe como ela começou.

O nome “Aeroporto Velho” foi dado em virtude de o bairro ter sido formado nos arredores do antigo Aeroporto de Rio Branco, chamado na época de Francisco Salgado Filho, posteriormente denominado de Santos Dumont.

De acordo com dados históricos, em 1939, foi inaugurada a primeira pista de pouso e decolagem para aviões de pequeno porte de Rio Branco. Os aviões que aqui chegavam transportavam bois, cabras, porcos, galinhas, enfim, diversos animais destinados a melhorar a produção acreana.

Além das matrizes reprodutoras, os aviões também, transportavam a borracha laminada do Acre para diversas partes do país. A estrutura do Aeroporto Salgado Filho, coma chegada de aeronaves mais modernas tornou-se insuficiente para comportar o fluxo de aviões. No governo de Wanderley Dantas foi construído, então, o Aeroporto Presidente Médici, no segundo distrito da Capital, em 1974.

O início da pista do então aeroporto era onde atualmente se encontra Centro Cultural Lídia Hammes. Com a desativação da estrutura Salgado Filho, as imediações do local passaram a ser denominadas de Aeroporto Velho. Em 1978, o governo de Geraldo Mesquita doou o prédio da antiga Estação de Passageiros para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, o INPA.

As obras do prédio foram finalizadas em setembro de 1948 e em 2002 passou por uma reforma. Toda a arquitetura do local foi preservada e o prédio guarda verdadeiras relíquias que contam a história de Rio Branco e seu desenvolvimento.

Programação

A partir das 8h deste sábado, haverá desfile cívico com a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, 4°BIS e Aeronáutica. A partir das 9h, tem início o desfile das escolas Flaviano Flávio Batista, Frei Pelegrino, Áurea Pires, Centro Cultural Lídia Hammes, Escola João Ribamar Batista (EJORB), IFAC e Heloisa Mourão Marques.

Às 18h ocorrem apresentações da Banda de Polícia Militar, Show de Calouros, Concurso de Dança e Show com Artistas da Baixada. O encerramento da festa será por conta da banda Boca Mel, às 23h.

 

 

Sair da versão mobile