O Batalhão de Polícia Ambiental do Acre apreendeu, na terça-feira (19), um caminhão que carregava 10 toras de caucho (Castilla ulei), na AC-10 depois de verificar que a quantidade de madeira no veículo era superior ao declarado no Documento de Origem Florestal (DOF). O condutor foi conduzido à Delegacia de Flagrantes.
De acordo com sargento F. Costa, comandante da diligência, no documento constava que o carregamento era de 18.3410 m² de madeira. O condutor estaria se deslocando de uma área de manejo, no município de Porto Acre, distante 78 km de Rio Branco.
“Pela experiência, só de olhar a carga, a gente verificou que poderia ter mais metros quadrados do que estava especificado. Resolvemos fazer a volumetria, a cubagem. No final, foi constatado que tinha 24.65 m², ou seja, cerca de um terço da carga estava em excesso. Diante disso, nós o conduzimos para a delegacia”, explica.
O sargento explica ainda que, dependendo da solicitação do delegado, uma perícia pode ser feita por órgãos ambientais, para constatar se a carga estava realmente em excesso. (Caio Fulgêncio, do G1)