Não foi fácil o primeiro dia de mudanças no trânsito do Centro de Rio Branco. O motorista teve que ter muita paciência, principalmente, nos horário de tráfego intenso, como no horário do almoço e no final da tarde. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (Rbtrans), a mudança no sentido Rua Floriano Peixoto deverá permanecer até o final da semana.
Com a mudança, todo o tráfego está sendo desviado para a Rua Rui Barbosa e para a Avenida Getúlio Vargas, por isso, a orientação é procurar rotas alternativas. Segundo o presidente da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), Jackson Marinheiro, a alteração se dá pela movimentação de máquinas pesadas e terra, o que coloca em risco o trânsito de veículos e pedestres no local.
“Estamos em uma fase da obra que necessita utilizar uma pista, com o movimento dos equipamentos pesados, que precisam de espaço”, explicou.
A Emurb está desde o início do mês realizando uma grande intervenção de engenharia para reduzir os impactos do rastejo de solo presentes naquela região. O serviço começou com a escavação e remoção de material saturado, instalação das mantas bidim e geotêxtil e esta semana a obra entra em sua fase final.
A rua, naquele trecho, margeia o Rio Acre e vinha sofrendo muito com os escorregamentos. Uma cratera se abriu e rachaduras avançavam pelo asfalto, gerando temor na vizinhança.
Para seguir a obra, uma grande operação entre Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco foi montada para remoção de algumas famílias que ocupavam casas na zona de deslizamento. Elas foram levadas para casas do programa Aluguel Social e suas antigas residências no barranco, desmanchadas. (Com informação Ascom Prefeitura de Rio Branco)