X

Começam nesta quinta-feira as oficinas do projeto “Música na Estrada” em Rio Branco

A 4ª edição do projeto ‘Música na Estrada’, realizado pela Kommitment Produções Artísticas trás as oficinas para Rio Branco a partir desta quinta-feira, 28, na Escola de Música do Acre e ao final do curso será realizado o conserto com a Orquestra de Câmara do Amazonas no Teatro Plácido de Castro no sábado, 30, a partir das 19h. Toda a programação é gratuita.

Visando cruzar fronteiras e reunir talentos. Essas são duas das principais premissas do “Música na Estrada”. A Kommitment desenvolve um roteiro de atividades culturais no Norte e Centro-Oeste do Brasil, contribuindo para formação de plateia e o aprimoramento musical dos participantes.

As inscrições para a fase de oficinas do Música na Estrada ficam abertas até o fim do projeto, através do site (http://www.musicanaestrada.art.br/). “Mais de 200 estudantes e profissionais de música já se inscreveram e compareceram as pré oficinas. Isto demonstra que existe um número relevante de alunos e estudantes de música na região amazônica em busca de aprimoramento. Neste sentido o Música na Estrada está cumprindo muito bem seu papel de estimular o ensino musical”, declara Marcia Ximenez, da Kommitment.

Ela que acompanhou as pré-oficinas em cada cidade, espera que essa edição do projeto contribua ainda mais para mudanças positivas na vida de quem é apaixonado por música. “Ficamos muito felizes em saber que o Música na Estrada contribui para mudanças significativas na vida dos musicistas. Ana Gabriela, por exemplo, tem 12 anos e é moradora de Cruzeiro do Sul. Assistiu ao primeiro concerto de sua vida em 2013, quando o Música na Estrada passou pela cidade. Nunca tinha visto uma orquestra ao vivo. Um mês depois daquela experiência, começou a estudar violino. Ao saber da volta do projeto em 2014, se inscreveu nas pré oficinas e intensificou os estudos para aproveitar bastante as oficinas em agosto”.

Nas oficinas os inscritos receberão aulas de violino/viola, violoncelo/contrabaixo, trompete, trombone, clarinete, flauta e regência. Para as aulas de violino os participantes serão orientados pela búlgara Elena Koynova, que compõe a Amazonas Filarmônica; a ucraniana Irina Glibka, da OCA; e o russo Sergey Sagaydo, spalla da Amazonas Filarmônica.

Nas oficinas de violoncelo/contrabaixo os alunos contarão com os ensinamentos do bielorusso Anton Minenkov, da Amazonas Filarmônica, e da brasileira Edvany Silva, que já fez parte da Orquestra Jovem das Américas e hoje mora no Canadá onde faz mestrado. As aulas de trompete serão ministradas pelo músico da Amazonas Filarmônica, Rubens Claudio de Souza.

O chefe de naipe dos trombones da Amazonas Filarmônica, Hugo Pinheiro, e o americano Matthew Lynch, solista do conjunto, comandam as aulas de trombone. As oficinas de clarinete recebem orientação dos músicos Carlos Rieiro e Vadim Ivanov. As aulas de flauta ficam sob o comando dos músicos da Amazonas Filarmônica Arley Raiol, 1ª flauta solo, e Diogo Navia. Já as aulas de regência serão ministradas pelo maestro Marcelo de Jesus.

O “Música na Estrada”é uma realização da Kommitment Produções Artísticas e do Ministério da Culturaeconta com o patrocínio máster do BNDES, apoio cultural da Santo Antônio Energia e apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Amazonas.

Agenda

Agosto

28 a 30 – Rio Branco

Oficinas: 28, 29 e 30 das 9h às 12h

Local: Escola de Música do Acre

Concerto: 30 às 20h

Local: Teatro Plácido de Castro

 

A Gazeta do Acre: