Alunos e professores peruanos da escola Fermin Tanguis, chegaram a Rio Branco e foram recepcionados por alunos da escola José Rodrigues Leite. Ao todo são 75 pessoas que vieram de Lima para trocar experiências culturais e socioeconômicas. O intercâmbio estudantil na área educacional é fruto de uma parceria entre o governo do Estado e o consulado do Peru.
Uma vasta programação, toda voltada para a área da educação, será realizada até a próxima sexta-feira, último dia dos peruanos no Acre. Nesta quarta-feira, 27, está programada uma visita a Biblioteca Pública, Memorial dos Autonomistas, Praça da Revolução e Catedral Nossa Senhora de Nazaré.
De acordo com o cônsul geral do Peru, Félix Germán Vasquez Solís, essa é uma oportunidade única e interessantíssima. “Essa é uma política de estado e com o apoio da Secretaria Estadual de Educação, além do esforço da direção da escola José Rodrigues Leite, essa visita está sendo possível. Os alunos peruanos estão encantados. E o consulado está aberto para que outras escolas nos procurem para realizar esse tipo de atividade”, explica o cônsul.
De acordo com a diretora da escola JRL, Geralda Dávila, é uma satisfação imensa recepcionar os visitantes. “Nossa escola está de braços abertos para que eles se sintam enquanto estiverem aqui. Está sendo mais um desafio para a comunidade escolar”, destaca.
A programação também conta com uma visita ao Palácio da Justiça, Parque Chico Mendes e ao Palácio Rio Branco. Em setembro do ano passado, um grupo de 32 alunos acreano foi ao Peru.
A aluna Irina de Araujo Lima que foi ao Peru entregou a um aluno peruano um presente como uma demonstração de gratidão pela estada lá e fez questão de destacar a felicidade de todos os alunos em recepcionar os visitantes.
Para o diretor adjunto do Consórcio Educativo Fermin Tangüis, Luis Domínguez Alor, “A possibilidade do intercâmbio é de valor inestimável para alunos e professores do nosso colégio. Ano passado abrimos as portas para os brasileiros e hoje eles estão nos abrindo as portas. Queremos estar mais unidos, por entendermos que juntos formaremos uma grande comunidade de paz e amor”, enfatizou.