Marcando presença nos estandes da Expoacre, o Educandário Santa Margarida, que abriga crianças órfãs ou em situações familiares que ameaçam o bem-estar destes jovens, oferece aos visitantes do Parque de Exposições seus produtos artesanais, que vão de utensílios para jardinagem até artigos decorativos.
Em Rio Branco, não existem orfanatos propriamente ditos, e sim trabalhos sociais como os do Educandário, para onde bebês abandonados e crianças com histórico de “perturbação” na família são encaminhados. Também são trabalhadas metodologias de visita às famílias das crianças e atividades que buscam, principalmente, o retorno seguro da criança para sua família.
E uma das atividades que ajudam no desenvolvimento criativo das crianças é a produção artesanal. Com auxílio de Francisco Oliveira da Silva, artesão e instrutor de artesanato do Educandário, as crianças participam do acabamento de diversas peças através da pintura e da escolha das cores que serão aplicadas nos produtos.
Francisco trabalha no Educandário há 19 anos, e desde que começou a realizar as vendas de suas peças artesanais, os lucros sempre foram repartidos: 50% para o criador, e 50% para a entidade.
“O trabalho com artesanato estimula a criatividade. Por meio da venda de nossos produtos, que também estarão disponíveis no próprio Educandário depois da Expoacre, consigo auxiliar ainda a entidade, um lugar que realmente preza pela segurança e pelo crescimento saudável das crianças”, explicou Francisco.