Com a ementa “Direito à Diferença”, Matheus Costa de Freitas, aluno da escola pública Professor José Rodrigues Leite, foi selecionado para representar o Acre na Câmara dos Deputados durante o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2014. O PJB 2014 ocorre entre 21 e 26 de setembro, em Brasília. Lá, os 78 jovens selecionados para representar seus estados participarão de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuarão como deputados federais.
Na ocasião, os estudantes tomam posse e durante cinco dias têm a oportunidade de experimentar o dia a dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. Essa simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.
A seleção dos representantes de cada estado se deu com a criação e envio de um projeto de lei elaborado pelo aluno para a Câmara dos Deputados, propondo possíveis alternativas sobre qualquer problema do país que precise de solução. Esses projetos são analisados e classificados de acordo com critérios como originalidade, justificativa e clareza.
Projeto
O projeto do Matheus, nº 14.104 visa implementar na grade curricular do ensino público e privado do Brasil um eixo cognitivo com foco no “Direito à Diferença”, que é um aprofundamento dos conhecimentos acerca de problemas relacionados ao preconceito e enfatizando a formação de indivíduos conscientes de seu papel social, histórico e jurídico.
Para o idealizador do projeto, a escola atua como formadora de opinião, influenciando as atitudes dos cidadãos. “É na escola que temos a base para nossa formação pessoal e profissional. Assim, faz-se necessária a conscientização dos alunos para que qualquer diferença seja respeitada”, disse Matheus Freitas.
“Esse projeto aborda temas atuais, que são motivos de algum preconceito ou discriminação. Ele é importante, porque vem para tornar natural aquilo que não é natural”, enfatizou Francisco Weyder orientador do projeto.
Geralda Nascimento, diretora da escola Rodrigues Leite, falou do desempenho do estudante. “É gratificante para a escola ver Matheus representando o Estado, porque cumprimos o papel de incentivar e apoiar o crescimento e as criações dos nossos alunos”, disse.
PJB
É um programa da Câmara dos Deputados, criado em 2004, para que jovens de escolas públicas e particulares de todo o país, através da vivência do processo democrático, conheçam e experimentem a jornada de trabalho dos deputados federais.
É um programa da Câmara dos Deputados, criado em 2004, para que jovens de escolas públicas e particulares de todo o país, através da vivência do processo democrático, conheçam e experimentem a jornada de trabalho dos deputados federais. (Asscom/SEE/ Foto: Divulgação)