O artesanato acreano foi alvo de “olheiros” na noite de quinta feira na Expoacre. O galpão de artesanato do Sebrae foi visitado por curadoras do Museu A Casa que desde 2000 tem um Museu virtual que serve de pesquisa para o artesanato brasileiro, além de exposições. Renata Mellão, diretora do Museu A Casa ficou satisfeita com o que encontrou na Expoacre. “Estamos muito felizes de ver o artesanato indígena com sua perfeição, o trabalho com as sementes, com o látex…”, Renata Mellão esta em Rio Branco para selecionar artesanatos que poderão participar de uma exposição em São Paulo no segundo semestre de 2015.
O Museu A Casa também promove a cada dois anos um prêmio e dois artesãos acreanos já foram agraciados com esta premiação, o Doutor da Borracha e Paulo Sérgio.
Outro visitante interessado no artesanato acreano foi o analista da Apex, Geraldo Eustáquio. A APEX é uma agencia de exportação e investimento que foi criada no Sebrae Nacional e em 2003 passou a ser uma agencia regulamentada pelo Governo Federal. Geraldo esta no Acre selecionando produtos do artesanato acreano para participar da Expo Milão 2015. “É o primeiro lugar que eu estou visitando para fazer esta pesquisa porque sei que aqui tem artesanato de boa qualidade, sustentabilidade e inovação”, disse Geraldo Eustáquio.
A artesã Rodney Paiva foi visitada por Geraldo e disponibilizou algumas peças para serem analisadas. “Para nos é muito gratificante ter essa oportunidade de levar nosso trabalho para outros países. O Sebrae nos acompanha em todas as etapas e por isso estamos crescendo e nos preparando para exportar”. (Vanessa Melo França, da Assessoria Sebrae/AC/ Foto: Assesoria)