Da segunda-feira, 4, até o dia 23, um time internacional de astrônomos e comunicadores de ciência visitará o Acre e Rondônia para realizar atividades educativas em escolas de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul/AC e de Cacoal/RO. O programa, chamado GalileoMobile, está no Brasil pela primeira vez e tem a intenção de levar conhecimento e diversão por meio da astronomia para cerca de 2 mil estudantes e 150 educadores da região.
Durante o período, os dois estados receberão pesquisadores e comunicadores de ciência da América Latina e da Europa para compartilhar experiências e conhecimento sobre o céu. E alunos do ensino secundário poderão realizar observações da Lua, identificar constelações, classificar galáxias e construir relógios solares, entre outras atividades.
A expedição, apelidada de BraBo – acrônimo que liga os dois países da rota, Brasil e Bolívia -, segue para os estados do Acre e Rondônia depois de passar pela região de Pando, na Bolívia. A pesquisadora Patrícia Spinelli, do Museu de Astronomia e Ciências Aûns (Mast/MCTI) e membro do GalileoMobile desde o início do projeto, em 2008, coordena a parte brasileira da expedição junto com Eduardo Penteado, pesquisador da Universidade de Nijmegen, na Holanda. (Do Portal Brasil / Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/ Foto: Divulgação)