O Encontro Regional dos Chefes de Organismos de Inteligência e Gestores do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp), teve início nesta quinta-feira, 28, com a participação de representantes dos sete estados da Região Norte. O evento, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), é realizado pela primeira vez no Acre e se estende até amanhã, 29, no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps).
Segundo o coordenador-geral de Inteligência da Senasp, André Fagundes, o Acre vem se destacando com o trabalho realizado na área de Inteligência na segurança pelas polícias Militar e Civil. “O Acre foi contemplado por ter se tornado modelo para os outros estados com suas políticas de Inteligência, inclusive, dentro do Sinesp. O encontro vem para contribuir com o nosso esforço em lutar por uma segurança pública melhor”, salientou.
“Promover a integração dos estados para discutir práticas mais modernas é fundamental. É uma oportunidade ímpar de fazermos isso, compartilhar ideias, buscar inovação e modernização das boas práticas, para garantirmos mais qualidade nos serviços prestados pela segurança”, disse o secretário de Segurança Pública do Acre, Reni Graebner.
O objetivo do evento é alinhar conhecimentos entre as unidades federativas para a coleta de dados sigilosos e a prevenção de crimes mais comuns à Região Norte.
“Esse evento é de uma importância imensa por trazer todos os estados do Norte ao Acre, fazendo essa troca de conhecimentos e interagindo juntos, já que os crimes não têm fronteiras, o que nos exige um fluxo de informações de forma mais rápida para que possamos chegar aos autores de delitos com rapidez e eficiência”, frisou o secretário estadual de Polícia Civil, Emylson Farias. (Assessoria Sesp)