Em visita ao Acre nesta quinta-feira, 21, o presidente das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobras), José Carvalho Neto, anunciou um investimento de 10 milhões de dólares para a criação do Centro de Excelência de Pesquisa. Com recursos do Banco Mundial, o laboratório terá um papel no desenvolvimento e expansão do setor elétrico no Norte do país.
“Será um centro que realizará pesquisas nos ramos de energia hidroelétrica, solar e biomassa. Também queremos aprimorar a prestação de serviços no Norte, além de atuar bastante na formação de profissionais técnicos para o setor energético”, conta Carvalho Neto. As obras do centro já se iniciaram, mas, devido à contratação de uma nova empresa, serão retomadas apenas no ano que vem.
Além da novidade sobre o Centro, o presidente da Eletrobras anunciou que Rio Branco é hoje uma das melhores capitais no sistema de energia elétrica do Brasil. Das 8.550 horas de transmissão de energia elétrica por ano, a área urbana de Rio Branco registrou queda por apenas oito horas. Esse resultado foi alcançado principalmente pela consolidação do Acre dentro do sistema nacional de energia.
Novidades – Além de todas as consolidações atuais da Eletrobras no Acre, as obras do linhão que vai ligar Cruzeiro do Sul também ao sistema nacional de energia devem começar em breve. A obra, que com suas subestações deve chegar a um investimento de R$ 430 milhões, começa entre setembro e outubro. A Eletrobras também estuda a possibilidade de incluir o município de Manoel Urbano ao sistema, além de Feijó e Tarauacá, que já estão no plano.
José Carvalho Neto também sinalizou interesse na criação do Centro de Certificação de Medição no Acre, além de lembrar que no futuro a Eletrobras tem planos de interligar o setor energético com a América do Sul. Assim, estando o Acre na fronteira do Peru e da Bolívia, com certeza o Estado tem chances de se transformar num dos corredores do sistema. (Assessoria Governo)