Um grupo de estudantes do curso de Química e do mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Acre (Ufac) participa desde a última terça-feira, 19, da 17ª edição do Encontro Nacional de Ensino de Química (Eneq), na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. O Encontro, que se encerra amanhã, discute o tema “A integração entre pesquisa e escola abrindo possibilidades para um ensino de química melhor”.
Aos universitários participantes, a Ufac disponibilizou o traslado até a cidade mineira e o auxílio pró-ciência, benefício concedido a estudantes de graduação quando da participação em eventos científicos, com o objetivo de instigar o conhecimento, garantindo a integração dos estudantes com outros estudantes, docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Com o estímulo, a universidade visa beneficiar a aquisição de novos conhecimentos, o aprimoramento acadêmico e pessoal, além de melhor formação acadêmica.
O Eneq é um evento bianual organizado pela Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química, o qual tem como objetivo estimular a área de pesquisa em ensino de Química no Brasil. Neste ano, palestras, minicursos, simpósios, painéis e mesas-redondas discutem questões direcionadas ao olhar sobre a sala de aula, a prática do professor e as contribuições da pesquisa. Na última edição, realizada na Bahia, quase 2 mil estudantes participaram da programação. (Ascom-Ufac/ Foto: Divulgação)