X

Exército condecora Marcus Alexandre com a Medalha do Pacificador

Prefeito recebe a homenagem

O prefeito Marcus Alexandre foi condecorado nesta sexta-feira, 22, com a Medalha do Pacificador, honraria concedida às personalidades que se destacam  pelos relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro. A Medalha foi entregue pelo general de brigada André Novaes, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, como parte das comemorações ao Dia do Soldado. “Recebo essa homenagem aqui representando os seis mil servidores da Prefeitura de Rio Branco. E é com eles que divido essa honraria”, disse o prefeito. A cerimônia ocorreu no Comando de Fronteira do Acre, no quartel Plácido de Castro do 4º Batalhão de Infantaria de Selva.

A Medalha do Pacificador foi criada em 1953, como parte das homenagens do Exército a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, no aniversário dos 150 anos de seu nascimento. A honraria é conferida a militares e civis, brasileiros e estrangeiros que tenham contribuído para elevar o prestígio do Exército ou promovido relações de amizade entre a instituição e outras nações. Duque de Caxias é um herói nacional. Fundamental para o Exército, mas também para a História do Brasil.

A comemoração do Dia do Soldado, celebrado na data de aniversário de Caxias, patrono do Exército, é uma solenidade repleta de rituais significativos.  Retumbante, o Hino do Soldado ecoou  nas notas musicais e nas vozes dos diversos batalhões presentes – autoridades civis e militares do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e secretários de Estado como Reni Graebner, titular da Segurança Pública.

A mensagem do comandante do Exército, general Enzo Martins foi lida para os presentes. Nela, Enzo  enalteceu a figura de Caxias como referencial permanente de honestidade, disciplina e amor à Pátria: Caxias é uma síntese de virtudes e valores que dão alma e fortaleza ao Exército. Dele herdamos o exemplo de dedicação integral ao serviço da Pátria e de defesa de sua unidade e integridade territorial.

A Medalha do Pacificador foi cunhada pela portaria  345, de 25 de agosto de 1953, como evocação às homenagens prestadas a Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, por ocasião dos 70 anos  de seu nascimento.  Foi oficialmente instituída pelo decreto 39.745, de 17 de agosto de 1955.

Ao destacar o mérito de Marcus Alexandre, o general Novaes lembrou da amizade construída entre Prefeitura de Rio Branco e o Exército por conta da parceria no atendimento às famílias vítimas da grande cheia do Rio Acre em 2014. (Texto e foto: Ascom PMRB)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: