A tradicional Feira de Economia Solidária começa nesta quinta-feira, 28, e vai até o próximo domingo, 31, na Praça da Bandeira, no Mercado Velho. A feira reunirá 50 expositores de artesanato, 40 barracas de comidas regionais e uma tenda ampla de flores ornamentais com oito grupos de cultivadores, além de três ambulantes e três empreendimentos de diversão para crianças.
A Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária (COMTES), o Fórum Estadual de Economia Solidária e o SEBRAE organizam o evento. A COMTES também participa do seminário sobre nutrição alimentar que está ocorrendo na Universidade Federal do Acre com dez empreendimentos, sendo cinco de alimentação e cinco de artesanato. Rio Branco é referência nacional em economia solidária, um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver.
A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. (ASCOM PMRB/ Foto: Marcos Vicentti)