A frente fria chegou, e veio com tudo. Apesar dos alertas que o pesquisador meteorológico Davi Friale e do Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam) fez de que a frente poderia trazer chuvas fortes, inclusive com a incidência de granizo, muitos acreanos foram pegos de surpresa. Só acreditaram quando viram as consequências do fenômeno.
A princípio, a friagem foi comemorada pelos acreanos. Ela chegou pondo fim à onda de calor que vinha perdurando sobre a Capital nos últimos dias. Só que os ventos foram ficando mais fortes, gradualmente. No final da manhã, por volta das 11h30, formou-se um vendaval, que atingiu grande parte da cidade, em especial os bairros situados no Segundo Distrito.
Ramais localizados depois da Corrente, no bairro Santa Maria e alguns da Vila Acre, tiveram chuvas de granizo. Mas o pior foram os vendavais, que ‘destelharam’ várias casas da região. O vento também sujou os quintais e espalhou folhas, lixos e outros objetos pelos quintais. As pedras de gelo (ou granizos) também arranhou muitas janelas tanto de casas, quanto de carros.
Algumas coberturas e forros de comércios, galpões, armazéns e casas cederam com a soma da ação dos ventos com o granizo. Árvores e galhos caíram em alguns imóveis também no Segundo Distrito.
O conjunto habitacional Cidade do Povo, localizado na BR-364, perto da Corrente, também teve algumas de suas casas danificadas. Mas nada sério. A maioria apenas com a perda de telhas.
Mas não foi só em Rio Branco que houve estragos. Em Xapuri o temporal foi mais forte ainda. Moradores da parte central do município tiveram muitos estragos.
(Fotos: G1/AC)