8 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

8 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Governador Ruy Lino – um acreano da boa cepa

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
11/08/2014 - 16:00
A foto acima registra o principal escalão do último governo do então Território do Acre. Sentados, da esquerda para a direita: Alfredo Sanches Mubárac, governador José Ruy da Silveira  Lino e Dr. José Tomaz Nabuco de Oliveira. Em pé, na mesmo ordem: Dr. Pojucan Ribeiro, Abrahim Isper Jr,Prof. Geraldo  Gurgel de Mesquita (Secretário Geral), Milton Matos Rocha, Cap. Manuel Ramos e  Dr. Garibaldi  Carneiro Brasil.

A foto acima registra o principal escalão do último governo do então Território do Acre. Sentados, da esquerda para a direita: Alfredo Sanches Mubárac, governador José Ruy da Silveira Lino e Dr. José Tomaz Nabuco de Oliveira. Em pé, na mesmo ordem: Dr. Pojucan Ribeiro, Abrahim Isper Jr,Prof. Geraldo Gurgel de Mesquita (Secretário Geral), Milton Matos Rocha, Cap. Manuel Ramos e Dr. Garibaldi Carneiro Brasil.

Manda no zap!CompartilharTuitar
A foto acima registra o principal escalão do último governo do então Território do Acre. Sentados, da esquerda para a direita: Alfredo Sanches Mubárac, governador José Ruy da Silveira  Lino e Dr. José Tomaz Nabuco de Oliveira. Em pé, na mesmo ordem: Dr. Pojucan Ribeiro, Abrahim Isper Jr,Prof. Geraldo  Gurgel de Mesquita (Secretário Geral), Milton Matos Rocha, Cap. Manuel Ramos e  Dr. Garibaldi  Carneiro Brasil.
A foto acima registra o principal escalão do último governo do então Território do Acre. Sentados, da esquerda para a direita: Alfredo Sanches Mubárac, governador José Ruy da Silveira Lino e Dr. José Tomaz Nabuco de Oliveira. Em pé, na mesmo ordem: Dr. Pojucan Ribeiro, Abrahim Isper Jr,Prof. Geraldo Gurgel de Mesquita (Secretário Geral), Milton Matos Rocha, Cap. Manuel Ramos e Dr. Garibaldi Carneiro Brasil.

Se vivo fosse, dia 13 de agosto José Ruy da Silveira Lino estaria completando 90 anos de idade. Nascido no município acreano de Tarauacá, em 1924, Ruy Lino desfrutara a aurora de sua vida nas brincadeiras infantis, nas peraltices naturais, divididas frequentemente com o amiguinho Geraldo Brasil, curiosamente nascido no mesmo mês, porém em data inversamente grafada à sua (dia 31) e residente na mesma rua, no número 132, defronte sua residência, de número 231. Ao final da primeira infância querida, Ruy Lino seguira para Manaus, a fim de iniciar seus primeiros estudos no Colégio Dom Bosco da capital amazonense.

Sentindo despertar a vocação para o trato com a natureza vegetal e grande atração para lidar com a terra, Ruy Lino optara por fazer estudos da agricultura, escolhendo a Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, para desenvolver seu projeto, passando, também, a ter militância na política estudantil, com participação ativa  na União Nacional dos Estudantes (UNE).

Concluídos os estudos de nível superior e já ingresso no quadro de funcionários do Ministério da Agricultura, Ruy Lino retornara ao Acre, no início da década de 1950, sendo lotado no setor de Fomento Agrícola Federal, divisão representativa daquele ministério. Tratava-se de órgão responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados à agricultura. Aos vinte e seis anos de idade Ruy Lino já desempenhava atribuições de relevadas responsabilidades, no âmbito federal. Mas o que Ruy Lino queria, inicialmente, era a carreira agronômica, seu desejo íntimo… continuar engenheiro agrônomo.

Servir o Acre na República, para Ruy Lino, significava voltar à agronomia,  ser engenheiro do Ministério da Agricultura, cuidar de sua própria terra e de seus conterrâneos – tudo o que ele mais almejava. Ruy Lino atendera, enfim, à “paixão humana”, o interesse vivo, palpitante, absorvente, no destino e na condição alheia, sobretudo dos pobres e sem suficientes defensores – o que se poderia dizer dos funcionários do Território do Acre, que recebiam, com contínuos atrasos, iníquas remunerações, como “extranumerários”. A eles passara a dedicar toda a vida, através da política, ajudar a sua terra, prestar ombros à sua época.

Constituindo família aos 27 anos de idade, com os filhos Regina, Beth, Ruy e Ovídio, Ruy Lino tivera na sua zelosa, admirável e encantadora Niní, a primazia da mulher amada, sustentáculo sólido e  ideal para o desenvolvimento de todos os seus sonhos e projetos – idealistas e  racionalistas. Lançara-se, então, à atividade política, sem prejudicar o tempo empregado à responsabilidade funcional dedicada à burocracia de sua repartição, vindo a filiar-se ao Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, em cujo programa destacavam-se algumas reformas sociais, tais como a urbana, a agrária e a da educação.

Assumindo de corpo e alma as lides petebistas no Acre, Ruy Lino não medira esforços para denunciar e opor-se, de viva voz, às ocasionais irregularidades administrativas  que ocorriam  no Território. De salientar um incidente ocorrido com seu sogro, chamado ao gabinete do governador para ouvir, do próprio mandatário na época, a ameaça de espancamento ao seu genro, em praça pública, caso continuasse a levar a efeito os discursos denunciatórios. Sentindo-se profundamente ferido com as palavras ameaçadoras, e super-injuriado, o sogro do jovem político, sem nada contestar, retirara-se à sua residência e, de revólver em punho, retornara ao palácio para pôr termo à ameaça sofrida, o que, naturalmente não viera a ocorrer, graças e intervenção de amigos íntimos, ligados a ambos. No dia seguinte, lá estava, em praça pública, Ruy Lino a denunciar, inflamado, de megafone em mão, o insensato destempero do governador e suas irregularidades.

Poucos anos depois, mais precisamente em 1961, estando o PTB na Presidência da República, Ruy Lino fora nomeado governador do Território do Acre. Por essa época, encontrava-se aguardando a sanção do presidente, a Lei que elevaria o Acre à categoria de Estado, cujo projeto já tramitava há quatro anos – no período de governo do PSD. Surgira a chance daquele acreano minorar o sofrimento de seu povo – seu anseio. Porém, faz-se mister algumas gotas de reflexão, no tocante às correntes políticas acreanas, na época, e a emancipação do Território à categoria de Estado. Sendo o PTB oposicionista, seria razoável o presidente Jango postergar a esperada sanção da lei acreana.

A União Democrática Nacional – UDN, na realidade, apresentara contestação, porém em termos. Referira-se aos elementos sociais, aos grupos políticos, aos elementos administrativos e aos inexpressivos elementos econômicos. Parodiando a filosofia antiga, para alguns,  Acre não possuía  terra, ar, água e fogo, isto é, para tornar-se estado, o Território seria desprovido das substâncias consideradas como força da natureza estatal.

Talvez não por ironia do destino, mas propositadamente, a citada Lei, sob o nº 4.070, fora assinada oito meses após a posse de Ruy Lino que, conforme verifica-se  em sua larga entrevista ao Correio da  Manhã, do Rio de Janeiro,  também ele apoiava a referida emancipação, categoricamente.

Durante o período que passara à frente do governo do Território do Acre, Ruy Lino, ao persuadir o presidente João Goulart, concretizara o anseio de todo o funcionalismo acreano, efetivando-os no Quadro Permanente, vinculado  ao Ministério da Justiça e Negócios Interiores, medida que visara tanto o desenvolvimento da unidade federativa, como o bem-estar social. Quanto à transformação do Acre em Estado, a própria contestação da União Democrática Nacional – UDN, elaborada pelo competente advogado Aluízio Macedo Maia, não apenas sugerira , como ratificara o fato de todos os acreanos serem autonomistas.

De fato, as respectivas ilustrações a que se tem acesso, fornecem comprovação  que sugere  buscas de entendimentos, entre os políticos, pois afinal todos  são acreanos.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Na certeza de que Jango sancionaria a Lei acreana, Ruy Lino pedira exoneração onze dias antes, desincompatibilizando-se do cargo de governador, para candidatar-se a deputado federal pelo Estado do Acre. Eleito para sucessivas legislaturas com significativas margens  de votação, Ruy Lino sempre procurou honrar e corresponder aos sufrágios que seus conterrâneos depositavam nas urnas.

Há mais de meio século, até mesmo muitos adversários, ainda hoje, reconhecem a eficácia do esforçado feito do deputado Ruy Lino, no que concerne ao Enquadramento de milhares de servidores. E compreendem também que foi como político ou parlamentar que ele se imortalizou na história da política acreana, registrando-se, ainda, que Ruy Lino foi o primeiro, último e único acreano nomeado governador do Território do Acre – Delegado da União.

Ruy Lino fora, enfim, um gigante em bondade, grandeza de atitudes, solidariedade, amizade, lealdade, convicções, exemplo de boas lutas e desprendimento.

(Foto: Divulgação)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Gazetinhas 10/08/2014

Próxima Notícia

Em 20% dos casos de violência na escola, estudantes são tanto vítimas quanto agressores

Mais Notícias

Inscrições para o Festival de Roteiro da Amazônia são prorrogadas até 12 de outubro
Geral

Inscrições para o Festival de Roteiro da Amazônia são prorrogadas até 12 de outubro

07/10/2025
Foto: Reprodução/Foto: Procon-TO
Geral

Metanol descartado: Acre não tem casos suspeitos ou confirmados de intoxicação

07/10/2025
Foto: Ascom/Sefaz
Geral

Nota Premiada Acreana vai sortear R$ 175 mil em prêmios no aniversário do programa; veja como participar

07/10/2025
Foto: Freepik
Geral

Abrasel diz que não houve queda no faturamento de bares e restaurantes no Acre após suspeita de intoxicação por metanol

07/10/2025
Insatisfeitos com desacordo, agentes comunitários de saúde, de combate às endemias e de vigilância em zoonoses voltaram a protestar (Foto: Leandro Chaves)
Geral

Prefeitura de Rio Branco afirma que já cumpre o piso salarial dos agentes de saúde e descarta reajuste imediato

07/10/2025
Foto: Arquivo/TJAC
Destaques Cotidiano

Condenada a mais de 10 anos por integrar facção, mulher consegue prisão domiciliar para cuidar dos filhos no Acre

07/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Jovens foram filmadas brigando em Senador Guiomard

Em 20% dos casos de violência na escola, estudantes são tanto vítimas quanto agressores

Fotógrafo Célio Said

Colunista social Luiz Theodoro traz a Rio Branco o renomado fotógrafo Célio Said 

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre