Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Infraero divulga nova data para interditar pista de Rio Branco

Interdição pode ser do dia 10 de outubro a 20 de dezembro
Interdição pode ser do dia 10 de outubro a 20 de dezembro

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeronáutica, a Infraero, propôs nova data para a interdição da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Rio Branco. A data ideal, segundo a empresa, é do dia 10 de outubro a 20 de dezembro, entre 8 da manhã e zero hora.

Antes, essa data era de 1º de outubro a 15 de dezembro, no mesmo horário de agora. A pista, que tem pouco mais de 2,1 mil metros de extensão, precisa de reformas significativas para manter a segurança das aeronaves nos procedimentos de pouso e decolagem.

Segundo informou ontem a Assessoria de Comunicação da Infraero, as obras devem começar logo após o processo licitatório, cujos editais estarão abertos já no próximo dia 29 deste mês.

Conforme a Infraero, a sugestão do período de fechamento da pista teve como base a opinião de representantes das empresas que operam em Rio Branco.

“É importante destacar, todavia, que esse cronograma ainda não foi definido”, diz a Infraero em nota. Isso só deverá ocorrer após a conclusão do processo licitatório.

O edital das obras foi publicado na última sexta-feira, 8, no Diário Oficial da União.

De acordo com Moreira Franco, ministro-chefe da Aviação Civil, a situação de calamidade pública – quando o Acre ficou isolado via terrestre do resto do país, entre fevereiro e abril, por causa das cheias do Rio Madeira em Rondônia -, provocou a necessidade de medidas estratégicas para fortalecer o transporte aéreo na região.

“Por isso precisamos fazer os reparos necessários para o bom funcionamento do aeroporto e para que as atividades econômicas e, principalmente a população, não sejam prejudicadas”, disse.

A licitação será aberta às 9 horas do dia 29 de agosto no site http://www.licitacoes-e.com.br.

Saiba mais
Aeroporto de Rio Branco
Área do terminal de passageiros: 4.292,60m²
Administração: Infraero
Movimento diário: dez voos regulares
Número de passageiros: em 2013, foram 378 mil passageiros
Capacidade anual: 1,3 milhão de passageiros

(Foto: Odair Leal/ A GAZETA)

Sair da versão mobile