Na manhã desta sexta-feira, 8, a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, reuniu-se com a diretora de Atenção à Saúde Indígena do Ministério da Saúde (MS), Danielle Cavalcante, firmando uma parceria para garantir serviços de saúde aos índios isolados no Acre.
De acordo com Suely Melo, os indígenas têm imunidade muito baixa e são extremamente vulneráveis por nunca terem adquirido doenças como gripe, por exemplo. “Sabemos da vulnerabilidade dos indígenas e estamos montando um plano que atenda às necessidades em saúde dessas pessoas.
Nosso objetivo é levar assistência médica especializada para preveni-los de algumas doenças, assim como cuidar dos que já adoeceram. Esse trabalho ocorre de forma preventiva, ou seja, estamos nos antecipando e envolvendo toda a parte assistencial da rede de saúde do Estado”, ressaltou.
A secretária completou afirmando que o MS e o governo do Acre buscam alternativas para levar também atendimento de urgência, preventivo, imunização e todo apoio social e cultural para essa comunidade.
Danielle Cavalcante disse que a reunião foi para pactuar com o Acre a referência em média e alta complexidades dos pacientes indígenas que vivem isolados no estado.
“Iremos levantar os casos de pacientes em situações mais complexas para garantirmos todo o auxílio necessário para que eles sejam tratados de forma humanizada e digna”, destacou Danielle Cavalcante. (Assessoria Sesacre)