A 4ª edição do projeto Música na Estrada, realizado pela Kommitment Produções Artísticas, já é um sucesso antes mesmo do início da programação em 23 de agosto. A grande procura pelas pré oficinas levaram a Kommitment a anunciar a prorrogação das inscrições até o final do projeto. Os interessados encontram no site – www.musicanaestrada.art.br – o formulário de inscrição, que é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela página da internet. Os candidatos devem saber ler partitura e ter, no mínimo, um ano de estudo na área.
Fernando Ramos, da Kommitment, explica “A inscrição pelo site é uma ferramenta muito importante, pois nos permite mapear os alunos nas regiões e aplicar a metodologia de ensino mais adequada para cada um. Assim vamos ampliando o programa a cada ano”, esclarece Ramos.
O programa oferece concertos – este ano com a Orquestra de Câmara do Amazonas – e as tradicionais oficinas musicais entre 23 de agosto e 8 de novembro, nas cidades de Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Palmas (TO) e Boa Vista(RR). Já as pré oficinas (de 22 a 30 de julho), realizadas em cada cidade, exceto Boa Vista, tiveram o objetivo de conhecer melhor os alunos inscritos e determinar a metodologia de ensino em cada região.
Finalizado o ciclo das pré oficinas esta semana, os produtores comemoram o sucesso desta primeira fase, que recebeu alunos de 7 a 46 anos e teve até procura por instrumentos que não estavam na programação. Saxofone, bombardino, trompa e tuba serão incorporados ao projeto em função da quantidade de interessados. “Mais de 200 estudantes e profissionais de música já se inscreveram e compareceram as pré oficinas. Isto demonstra que existe um número relevante de alunos e estudantes de música na região amazônica em busca de aprimoramento. Neste sentido o Música na Estrada está cumprindo muito bem seu papel de estimular o ensino musical”, declara Marcia Ximenez, também da Kommitment.
Marcia, que acompanhou as pré oficinas em cada cidade, espera que essa edição do projeto contribua ainda mais para mudanças positivas na vida de quem é apaixonado por música: “Ficamos muito felizes em saber que o Música na Estrada contribui para mudanças significativas na vida dos musicistas. Ana Gabriela, por exemplo, tem 12 anos e é moradora de Cruzeiro do Sul. Assistiu ao primeiro concerto de sua vida em 2013, quando o Música na Estrada passou pela cidade. Nunca tinha visto uma orquestra ao vivo. Um mês depois daquela experiência, começou a estudar violino. Ao saber da volta do projeto em 2014, se inscreveu nas pré oficinas e intensificou os estudos para aproveitar bastante as oficinas em agosto”.
A 4ª edição do „Música na Estrada‟
O quarto ano do “Música na Estrada”, que caminha para se transformar no maior projeto itinerante de música clássica na região amazônica, traz o tradicional programa de oficinas, palestras educacionais e concertos, que fecham o ciclo em cada cidade. Toda a programação é gratuita. Como orquestra convidada, o evento recebe a OCA – Orquestra de Câmara do Amazonas – sob regência do maestro Marcelo de Jesus, e solistas convidados: a soprano manauara Dhijana Nobre, e os violinistas, também de Manaus, Bogdan Hudzelaits, de 12 anos; e Wesley Lira, que receberam sua educação musical através do Liceu de Artes e Ofícios Carlos Santoro. Esta é a segunda participação da OCA no projeto, que fez sua estreia em 2012, na segunda edição do “Música na Estrada”, comemorando seu décimo aniversário.
“Esta segunda parceria com a Kommitment representa mais um grande momento para a OCA. Para a quarta edição do „Música na Estrada‟ a orquestra guarda não só seu habitual caráter artístico, que envolve música, seja clássica ou popular, de muita qualidade; mas também a esperada participação de dois jovens alunos de violino do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro que atuarão como solistas e exemplos de que a música é um fator de peso na educação, disciplina e no desenvolvimento das melhores características das pessoas”, declara o Maestro Marcelo de Jesus.
Para os concertos desta edição, o projeto abre uma nova perspectiva: alunos das oficinas poderão ser convidados a se juntar aos músicos da OCA para se apresentarem ao grande público.
Nas oficinas os inscritos receberão aulas de violino/viola, violoncelo/contrabaixo, trompete, trombone, clarinete, flauta e regência. Para as aulas de violino os participantes serão orientados pela búlgara Elena Koynova, que compõe a Amazonas Filarmônica; a ucraniana Irina Glibka, da OCA; e o russo Sergey Sagaydo, spalla da Amazonas Filarmônica. Nas oficinas de violoncelo/contrabaixo os alunos contarão com os ensinamentos do bielorusso Anton Minenkov, da Amazonas Filarmônica, e da brasileira Edvany Silva, que já fez parte da Orquestra Jovem das Américas e hoje mora no Canadá onde faz mestrado. As aulas de trompete serão ministradas pelo músico da Amazonas Filarmônica, Rubens Claudio de Souza. O chefe de naipe dos trombones da Amazonas Filarmônica, Hugo Pinheiro, e o americano Matthew Lynch, solista do conjunto, comandam as aulas de trombone. As oficinas de clarinete recebem orientação dos músicos Carlos Rieiro e Vadim Ivanov. As aulas de flauta ficam sob o comando dos músicos da Amazonas Filarmônica Arley Raiol, 1ª flauta solo, e Diogo Navia. Já as aulas de regência serão ministradas pelo maestro Marcelo de Jesus.
O “Música na Estrada” é uma realização da Kommitment Produções Artísticas e do Ministério da Cultura e conta com o patrocínio máster do BNDES, apoio cultural da Santo Antônio Energia e apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Amazonas.
Para os interessados em mais informações sobre o projeto, além do site – www.musicanaestrada.art.br -, o Música na Estrada também está no www.facebook.com/projetomusicanaestrada . A plataforma, que foi incorporada ao programa desde a edição passada, serve como um canal de união e troca entre as pessoas ligadas ao projeto, bem como uma fonte de informação e novidades. (Assessoria)