Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Obras de perfuração de poços são realizadas na Comunidade Nova Aldeia

Operários durante uma das perfurações na região
Operários durante uma das perfurações na região

As 60 famílias que vivem na Comunidade Nova Aldeia, localizada às margens da BR-364, em Senador Guiomard, terão acesso à água potável.

O serviço é executado pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), por meio do programa Água Para Todos, do Governo Federal.

Cada casa recebe um sistema de abastecimento, composto de poço, bomba, reservatório e dosador de cloro.
Floriza de Souza de Morais, moradora da comunidade, começou a fazer um poço em seu quintal, mas não conseguiu concluir. Ao ver o avanço dos serviços, se animou. “Vai ser muito bom, porque nós não temos condições de continuar a pagar para terminar de fazer o poço, disse.

“O Depasa ouviu e pesquisou, nessas comunidades, a melhor forma de resolver os problemas de abastecimento. Com isso, fizemos o projeto e submetemos à análise do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), fomos selecionados, licitamos e agora estamos iniciando a primeira obra”, disse a diretora de Saneamento do Depasa, Dannya Coutinho.

Depasa fará sistema de poços em sete comunidades rurais do Acre
As comunidades Polo da Borracha, Recanto do Equador e Sibéria, em Xapuri, e Ilson Pinheiro, em Brasiléia, serão atendidas com poços artesianos. O recurso passa de um milhão de reais. Uma das exigências do programa é que os projetos contemplem somente comunidades com históricos de dificuldades para a captação de água, além de famílias cadastradas no CAD Único.

Segundo Dannya Coutinho, o intuito do Depasa “é conseguir elaborar sistemas de abastecimento para comunidades afastadas, levando em consideração as peculiaridades de cada local. Em alguns casos serão poços amazonas e em outros, poços tubulares”.

Na segunda etapa do projeto, serão beneficiadas também a Comunidade Indígena Aldeia 27 e a Comunidade do Rio Croa. Ao todo, o Programa Água Para Todos contemplará 544 famílias em todo o Acre. (Texto e foto: Ascom)

Sair da versão mobile