As 60 famílias que vivem na Comunidade Nova Aldeia, localizada às margens da BR-364, em Senador Guiomard, terão acesso à água potável.
O serviço é executado pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), por meio do programa Água Para Todos, do Governo Federal.
Cada casa recebe um sistema de abastecimento, composto de poço, bomba, reservatório e dosador de cloro.
Floriza de Souza de Morais, moradora da comunidade, começou a fazer um poço em seu quintal, mas não conseguiu concluir. Ao ver o avanço dos serviços, se animou. “Vai ser muito bom, porque nós não temos condições de continuar a pagar para terminar de fazer o poço, disse.
“O Depasa ouviu e pesquisou, nessas comunidades, a melhor forma de resolver os problemas de abastecimento. Com isso, fizemos o projeto e submetemos à análise do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), fomos selecionados, licitamos e agora estamos iniciando a primeira obra”, disse a diretora de Saneamento do Depasa, Dannya Coutinho.
Depasa fará sistema de poços em sete comunidades rurais do Acre
As comunidades Polo da Borracha, Recanto do Equador e Sibéria, em Xapuri, e Ilson Pinheiro, em Brasiléia, serão atendidas com poços artesianos. O recurso passa de um milhão de reais. Uma das exigências do programa é que os projetos contemplem somente comunidades com históricos de dificuldades para a captação de água, além de famílias cadastradas no CAD Único.
Segundo Dannya Coutinho, o intuito do Depasa “é conseguir elaborar sistemas de abastecimento para comunidades afastadas, levando em consideração as peculiaridades de cada local. Em alguns casos serão poços amazonas e em outros, poços tubulares”.
Na segunda etapa do projeto, serão beneficiadas também a Comunidade Indígena Aldeia 27 e a Comunidade do Rio Croa. Ao todo, o Programa Água Para Todos contemplará 544 famílias em todo o Acre. (Texto e foto: Ascom)