Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pesquisa financiada pela Nasa estuda os efeitos da seca na floresta amazônica

Professor americano Izaya Numata coordena pesquisa
Professor americano Izaya Numata coordena pesquisa

Pesquisa conjunta desenvolvida pela South Dakota State University (Estados Unidos) e a Universidade Federal do Acre (Ufac) estuda, desde março deste ano, a vulnerabilidade e respostas de florestas fragmentadas à seca na Amazônia. Especificamente a pesquisa,coordenada pelo professor Izaya Numata, da instituição americana, se concentra em áreas dos estados do Acre, Mato Grosso e Rondônia.

Com atividades previstas até fevereiro de 2017, a pesquisa, de acordo com o professor Izaya, espera determinar como esse tipo de vegetação reage nos anos em que acontece em maior proporção o fenômeno da seca. “Existe uma variação na vulnerabilidade da floresta, no que diz respeito à relação entre a borda e o interior. Nós pensamos em determinar, com o máximo de precisão, qual é essa vulnerabilidade”, disse Izaya.

“Pensamos que os fatores importantes para atender os objetivos da pesquisa são, em primeiro lugar, a distância e idade da borda ao interior da floresta, o tamanho do fragmento estudado, a intensidade e a frequência dos eventos da seca. O que vai nos dar condição de confirmação das hipótesessão os dados de campo e imagens de satélite que serão coletadas e analisados durante o trabalho”, explicou Izaya.

O projeto, cujo valor total chega à casa dos 600 mil dólares, é totalmente financiado pela National Aeronautics and Space Administration (NASA), agência do governo norte-americano responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. (Ascom Ufac/ Foto: Divulgação)

Sair da versão mobile