Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Professores do Acre vão ser representados por novo sindicato

Aucilene Gurgel
Aucilene Gurgel

Atendendo a uma sentença judicial, o Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac) se transforma em Sindicato dos Professores do Acre (Sinproacre). Para explicar os motivos para a categoria, a presidente Alcilene Gurgel convoca os professores a participar da assembleia geral nesta quinta-feira, 14, a partir das 17h, no colégio Dom Bosco, próximo a Fameta.

A presidente do sindicato explica que, em 2010, o Sindicato dos Trabalhadores do Acre (Sinteac) questionou na justiça a existência do Sinplac. Quatro anos depois, a Justiça orientou a mudança do nome, já que a palavra licenciado, termo em que enquadra os professores de nível superior, foi considerado como uma forma de exclusão dos professores de nível médio.

“Com essa alteração, nossa assembleia irá divulgar os motivos e realizará os acertos finais para a mudança do nome, garantindo que todos os serviços e lutas realizados pelo sindicato serão os mesmos. Estamos esperando um aumento de 10% com essa mudança, já que agora, independente da formação do professor, ele poderá ser sindicalizado”, falou Alcilene Gurgel.

Na assembleia, os associados debaterão sobre os avanços conquistados pelo Sinplac e a passagem dessa herança para o Sinproacre, que deverá defender toda a categoria. Atualmente, o sindicato conta com mais de três mil sócios. “Todos os sócios do Sinplac serão transferidos automaticamente para o Sinproacre”, confirma a presidente.

“Vamos mostrar nossos avanços nas negociações que conquistaram os reajustes, as puladinhas e as novas negociações que passarão a ser defendidas pela nova sigla”, justificou a presidente da entidade. (Foto: Victor Augusto)

Sair da versão mobile