O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) aproveita os dias de verão amazônico para realizar uma verdadeira força-tarefa. Homens e máquinas se desdobram em diversas frentes de serviços espalhadas em mais de 50 bairros da Capital.
São obras para instalar redes de água, esgoto, drenagem e também pavimentar mais de mil ruas nesses bairros. “Nossos fiscais, engenheiros e equipes de apoio têm se desdobrado para acompanhar os trabalhos que se intensificaram em virtude do verão. O desafio maior do Ruas do Povo, nesse ano, é concluir as obras na Capital. Esse volume já é significativo e a tendência é aumentar ainda mais”, disse o diretor-presidente do Depasa, Felismar Mesquita.
No Loteamento Praia do Amapá, localizado no final do Taquari, as equipes concluem as redes de drenagem e esgoto, para iniciar a pavimentação. A dona de casa, Conceição Leite, conta que as condições estão melhorando.
“O saneamento tá chegando, a água tratada ainda não chegou, mas como instalaram os canos quer dizer que vai chegar. A gente tá em uma expectativa muito grande, a tendência agora é só melhorar porque essa obra vai terminar”, disse a moradora Conceição Leite.
Só nos conjuntos Nova Esperança, Esperança I e II, por exemplo,76 ruas estão em obras. Algumas já receberam o tão sonhado asfalto. Na Baixada da Sobral, os bairros Bahia Velha, Plácido de Castro, Airton Senna e João Paulo II também recebem as benfeitorias.
Luciene Figueiredo de Araújo, moradora há cinco anos da rua Juricaba, no bairro João Paulo II, comenta que, há alguns anos atrás, nem sonhava com a chegada da rede coletora de esgoto e do asfalto. “Tô achando ótimo. Aqui era só lama, alagava as casas no inverno. Sinceramente eu nem acreditava nisso, mas muita coisa mudou com essas obras”, afirmou a dona de casa.
Nenhum bairro ficará de fora do programa
Outros 29 bairros estão em processo licitatório para executar mais obras de infra-estrutura. O Governo do Estado pretende contemplar mais de mil ruas em Rio Branco, até dezembro deste ano, nos bairros que nunca receberam redes de esgoto, drenagem e/ou pavimentação.
“É um volume de obras nunca antes visto no Estado, uma gama de recursos sendo executados ao mesmo tempo. Já temos projetos elaborados para todos os bairros que necessitam dos serviços, então aonde o Ruas do Povo não chegou, a população pode ficar tranquila que ele vai chegar para fazer a infra-estrutura e tirar os moradores da condição de isolamento”, destacou Marcos Lourenço, diretor de pavimentação do Depasa. (Assessoria Governo)