Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Urgência e Emergência: curso alerta para unificação no trabalho de classificação de risco

Profissionais da saúde do Estado participaram da capacitação
Profissionais da saúde do Estado participaram da capacitação

O Governo do Estado, em parceria com o Hospital do Coração de São Paulo e a União Educacional do Norte (Uninorte), realiza, durante os dias 19, 20 e 21 deste mês, capacitação destinada aos profissionais de saúde que trabalham na rede de urgência e emergência do Estado.

Durante esses três dias, os participantes receberão capacitação pelo programa de suporte básico de vida (BLS), salve coração, como também orientações referentes à unificação  da  classificação de risco, na busca de um padrão de acolhimento aprimorado capaz de identificar a real necessidade de saúde de cada pessoa, possibilitando maior qualidade na assistência em saúde do Estado.

“Esse curso faz parte do Programa SOS Emergência do Ministério da Saúde (MS), para que sejam habilitados os profissionais que atuam na área de urgência e emergência. “Hoje se inicia um trabalho com 165 profissionais de saúde”, explica a secretária de estado de Saúde, Suely Melo.

A secretária enfatizou que essa é a primeira capacitação específica para a área de urgência e emergência que o Estado realiza, porém, a intenção é levar esses cursos para todas as portas de urgência, desde o Alto ao Baixo Acre e o Vale do Juruá.

De acordo com o enfermeiro e coordenador do núcleo de educação em urgência, Rosiclei Souza, o profissional que trabalha na porta de uma unidade de urgência e participou dessa capacitação está habilitado para promover um melhor atendimento para o usuário.

“Os conhecimentos adquiridos por esses servidores permitirão que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso ao atendimento de qualidade ao darem entrada ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, destacou Rosiclei Souza. (Assessoria Sesacre)

Sair da versão mobile