Rio Branco sedia o I Encontro Nacional Cordão de Ouro, Show Danças do Quilombo e o II Batizado Capoeira na Floresta a partir de 28 a 30 de agosto, no Cine Teatro Recreio sempre às 19 horas. Realizado por meio Governo do Estado do Acre através do edital Cultura e Comunidade da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour com a iniciativa do Grupo Cordão de Ouro Arrepiado Capoeira.
A primeira edição do encontro é voltada para disseminação da capoeira enquanto patrimônio histórico, cultural e desportivo. Serão oferecidos cursos de reciclagem de várias modalidades e níveis da capoeira, debates e rodas, promovendo a troca de conhecimentos entre capoeiristas locais, nacionais e internacionais, com a presença ilustre do renomado Mestre Suassuna, fundador do Grupo Cordão de Ouro.
O Grupo de Capoeira Cordão de Ouro está presente em mais de 150 países, sendo a capoeira, a maior divulgadora da língua e da cultura brasileira em todo o mundo. Nesse período teremos várias atrações entre elas o Grupo de Show Cordão de Ouro Mangalot de São Paulo que é referência no mundo em folguedos, danças tradicionais afrodescendentes que a capoeira resgata com o ‘Show Danças do Quilombo’.
O Show Danças do Quilombo financiado pela Prefeitura Municipal de Rio Branco através do Fundo Municipal de Cultura da Fundação Garibaldi Brasil (FGB). Na oportunidade o Grupo de Show realizará três apresentações com folguedos africanos que fazem parte da cultura da capoeira: Maculelê, Samba de Roda, Puxada de Rede, Dança Guerreira e Dança do Fogo.
No dia 30 de agosto às 20 horas, será realizado o ‘II Batizado Capoeira na Floresta’, com o Mestre Ninja de Itabuna – BA e Mestre Fuinha – MG. O II Batizado Capoeira na Floresta contemplará com uniformes e graduações, 100 crianças que fazem parte do projeto ‘Capoeira na Floresta – uma proposta de esporte, lazer e educação no Ramal Benfica’.
O projeto é realizado pelo Mestre Arrepiado em parceria com a Escola Mauricília Santana, que leva os benefícios da capoeira para a comunidade do Ramal Benfica, contribuindo para formação cultural e desportiva das crianças da comunidade.