A convite dos integrantes do Grupo de Apoio e Estudo à Adoção (Geaacc), o advogado Moisés Alencastro e a psicóloga Valeska Menezes, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), Marcos Vinícius Rodrigues, e a corregedora-geral do Ministério Público do Estado, Kátia Rejane Araújo, participaram de reunião na última quinta-feira, 21, para firmarem parceria visando fortalecer, dar orientação e ampliar o debate sobre a temática da adoção.
Durante o encontro, a corregedora-geral Kátia Rejane – que também é presidente do Geaacc – contextualizou a atuação do grupo e os avanços conquistados nos 16 anos de existência da instituição e o apoio absoluto do MP/AC para a questão. Destacou, ainda, a importância da participação das entidades parceiras junto ao grupo de adoção.
Outra questão abordada foi o VIII Encontro Norte-Nordeste de Apoio à Adoção (Ennoapa), que será realizado no mês de outubro, em Manaus. “É uma oportunidade de compartilhar experiências e promover o fortalecimento e apoio a iniciativas e movimentos em prol da adoção. Nesse encontro vamos compartilhar ideias, informações e conhecimentos por meio de um estudo comparado”, explicou a corregedora.
Segundo os integrantes dos grupos de adoção, é fundamental a união das instituições para fortalecer, junto ao movimento nacional de adoção, a quebra dos preconceitos que cercam as adoções e propagar a “adoção necessária”, expressão usada para descrever adoções tardias, bem como de grupo de irmãos e também por casais homoafetivos.
Marcos Vinícius assumiu o compromisso pela criação de uma comissão vinculada ao tema e também reafirmou a importância do debate no estado. “A questão da adoção no Acre envolve interesses de todos os integrantes da sociedade organizada, razão pela qual a Ordem não poderia deixar de se dedicar a essa causa”, disse o presidente da OAB/AC.