Palco de sangrentas batalhas da Revolução Acreana, iniciada em 6 de Agosto de 1902, o Rio Acre comemora seu aniversário comemorado na próxima quinta-feira, 7. A data foi instituída após a aprovação a lei nº 2.442/2011 pelos deputados estaduais.
De acordo com a programação, organizada pelas Associações Amigos do Rio Acre e de Pescadores, um barco sairá da Cadeia Velha com destino ao Mercado Velho. Alunos da rede pública foram convidados para participar do ato.
“Cabe a nossa geração garantir que a continuidade do manancial. A preservação dele só depende das ações individuais e o apoio do poder público”, explicou Patrezia Bertoleza dos Santos, da Associação Amigos do Rio Acre.
De acordo com o projeto de lei, foi nesta data que o Rio Acre nasceu para o povo como símbolo de posse do território acreano e da vitória do exército de uma geração que sonhou viver livre e festejar o dia do banho despido de armas.
No Acre, o rio banha sete municípios: Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Senador Guiomard, Rio Branco e Porto Acre. Tem sua bacia com uma área totalizando 35.384 km² e só no Estado do Acre compreende uma área de 27.298 km². Aproximadamente 400 mil habitantes acreanos dependem dele – 83% se encontram nas áreas urbanas.