O desempenho dos candidatos a Presidência da República, durante debate veiculado na noite de terça-feira foi o assunto mais comentado entre os parlamentares na manhã de quarta-feira, 27, na Assembleia Legislativa (Aleac).
O líder do Partido dos Trabalhadores na Aleac, deputado estadual Geraldo Pereira, considerou a performance da candidata petista Dilma Rousseff, firme e coesa. “A presidente Dilma se saiu muito bem neste primeiro debate. Ela mostrou muita firmeza em suas respostas. Não há dúvidas que Dilma é a mais preparada, já acumulou experiência e tem projetos exequíveis”, disse.
O parlamentar fez um balanço da gestão da candidata. “Diante de uma crise internacional, a presidente soube trabalhar muito bem a economia do país, que hoje se encontra mais forte. Tivemos muitos avanços também no quesito infra-estrutura, bem como no agronegócio. Brasil continua exportando e aquecendo ainda mais a economia do país”. Pereira afirma que a presidente e candidata a reeleição “conseguiu construir um país confiável”.
Para o parlamentar, a candidata da coligação Unidos Pelo Brasil, Marina Silva (PSB) também teve uma boa participação no debate. “Também gostei muito do desempenho de Marina. Ela soube ocupar muito bem o espaço vazio que existiu no debate”.
Quanto ao desempenho do candidato pelo PSDB, Aécio Neves, o líder do PT na Aleac foi enfático ao afirmar que não progrediu. “O maior perdedor deste debate foi o candidato Aécio Neves, que não progrediu em absolutamente nada. O que vimos foi um candidato com propostas velhas”, argumentou.
Em relação ao resultado da pesquisa Ibope, em que Marina Silva apresenta um aumento nas intenções de votos e Dilma Rousseff uma pequena queda, o deputado diz que o partido continua confiante na vitória.
“Esta foi à primeira pesquisa, acho cedo para formularmos uma opinião concreta. Estamos esperando as próximas pesquisas para tecer um comentário mais firme, porém, posso afirmar uma coisa, continuamos acreditando na vitória de Dilma. É para isso que estamos trabalhando”.
Para o líder do PSDB na Casa do Povo, deputado major Rocha, ainda cedo para afirmar o nome do provável vencedor da disputa. Mesmo Aécio Neves estando em terceiro lugar na pesquisa de intenção de voto, Rocha acredita que ele pode subir nas pesquisas. “Teremos ainda um longo período de campanha. Ainda falta mais de 30 dias para o pleito eleitoral. Aécio terá todo esse tempo para mostrar que ele é a melhor opção entre todos os candidatos”, pontuou.